sexta-feira, 1 de julho de 2011

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SEMASP FARÁ REUNIÃO PARA DEBATER DIAGNÓSTICO SOBRE O GEOPARQUE

Foto do arquivo SEMASP: Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP em apresentação, para cientistas e geólogos, do Projeto "Turismo Pedagógico - Estudo do Meio" desenvolvido na Lagoa Salgada. O local do encontro foi na Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, onde há o magnífico roteiro científico de Charles Darwin. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.



                                       O SAL DA TERRA...

O Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) de São João da Barra, se reunirá na próxima semana para debater com seus membros e convidados, a conclusão do diagnóstico sobre o projeto GEOPARQUE, que visa, entre outras finalidades, a proteção do sítio geopaleontológico da Lagoa Salgada, no 5º Distrito.

Os municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios e Macaé já fizeram os seus diagnósticos e apresentações para o público. A imprensa, os órgãos não governamentais, as administrações públicas, entre outros seguimentos, tem se mostrado favoráveis ao projeto, que por sua vez, é sustentável pela geração de renda, fomento ao turismo ecológico e científico, preservador dos costumes locais e acima de tudo, de característica preservacionista ao meio ambiente.

A equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, informa que vários dados já foram colhidos, como o mapeamento da referida lagoa, suas oportunidades e conflitos, características sociais do entorno, sua importância geológica em nível global, bem como os costumes e lendas locais. A apresentação ao público ainda não tem data marcada, pois dependerá de agendamento junto ao Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio - DRM-RJ.

Nenhum comentário: