quinta-feira, 30 de junho de 2011

PALESTRAS DA FAUNA E FLORA, COLETA SELETIVA E GUIAMENTOS, VÃO ÀS ESCOLAS

Projeto Coleta Seletiva na Escola. Foto de Marco Pacheco - SEMASP.

Dinâmica ambiental no Projeto Coleta Seletiva na Escola. Foto de Marco Pacheco.
O Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, sob a coordenação geral do Sub-secretário de Meio Ambiente, Alex Sandro Matheus Firme, vem intensificando o atendimento às escolas públicas municipais com palestras diversificadas e dinâmicas ambientais.

Na semana passada, o NEA/SEMASP realizou uma palestra sobre a "Eco-História de São João da Barra - De Pero de Góis ao Porto do Açu" para o Ensino de Jovens e Adultos - EJA - na Escola João Flávio Batista, em Cajueiro, 4º Distrito deste município, com a presença do Sub-secretário, Alex Firme, o técnico agrícola Walmir Lopes Baldino e o Guia em Turismo Regional, Andre Pinto, junto à professores e estudantes do 1º seguimento, no período noturno.

Nesta semana, o NEA/SEMASP atendeu a Escola Municipal Evanir José Gaia, em Grussaí, com a palestra "A Fauna Sanjoanense", com a apresentação de imagens espetaculares, muitas delas tiradas pelos fotógrafos João Batista Rocha, Walmir Lopes Baldino e Andre Pinto, envolvendo muitos animais de nosso território. Outras imagens foram baixadas da internet, mas são da fauna específica desta região.

A criançada da Escola Municipal Evanir José Gaia, participou ativamente da palestra sobre a fauna local, ministrada pelos técnicos em meio ambiente, Marco Pacheco e Luiz Henrique "Lulu", além da oficina de contação de histórias e lendas, feitas pelo historiador e guia em turismo, Andre Pinto, que mencionou a Lenda do Mangue da Moça Bonita e falou do Ururau da Lapa (de Campos). 

Na oportunidade, também houve um convite do NEA/SEMASP para a direção da Escola levar aos estudantes o mais novo projeto do núcleo, intitulado "Que bicho é esse", que vai trabalhar com as crianças a argila na confecção de máscaras de animais de nossa fauna local. Andre Pinto levou com a equipe, três amostras de molduras, sendo uma de um jacaré-do-papo-amarelo, outra de uma coruja buraqueira e outra de um cachorro-do-mato. As máscaras a serem confeccionadas pelos estudantes, deverão ser apresentadas no Desfile de 7 de setembro, no rosto das próprias crianças.  O referido projeto nasceu da aceitação e curiosidade de muitas crianças, quando da realização do Projeto "ASCIM que se faz" promovido no verão de 2011 pela Secretaria Municipal de Promoção Social e outras secretarias do Governo da Prefeita Carla Machado, de uma oficina promovida pela SEMASP com trabalhos manuais em argila.

Para a próxima semana, já estão agendadas para o Projeto Coleta Seletiva na Escola, de realização da SEMASP, SEMEC e União Norte Fluminense, a visitação do Educandário Santa Cecília e o CIEP Professora Gladys Teixeira, ambos na sede.

Na pauta do Projeto Coleta Seletiva na Escola, estará a colocação de kits de coletores coloridos para descarte de plástico, papel, latas e vidro, além de apresentações de filmes, palestras e o teatrinho de fantoches denominado "Dona Seletiva Vai à Escola", peça esta, dirigida e apresentada pelos próprios membros do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP.

A Escola Municipal José Alves Barreto, de Mato Escuro, 5º Distrito, vem trabalhando com seus estudantes a importância do patrimônio histórico do município e também está em fase de agendamento com o Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, para um guiamento no centro histórico da cidade, onde muitos estudantes daquela localidade, só conhecem os atrativos pelos cartões postais, como as belezas dos prédios que compõem o acervo arquitetônico e histórico da cidade, por exemplo.

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente de SJB, Marcos Sá, a iniciativa promove cada vez mais a integração dos distritos sanjoanenses, além de conscientizar a todos de que se deve preservar também o meio ambiente urbano, através dos prédios históricos e monumentos, frisou. As grandes cidades sofrem demais com problemas de pichações de monumentos, depredação de patrimônio público, etc, e São João da Barra, por sua beleza paisagística e cênica, não pode ser prejudicada por ações como estas.  

Nenhum comentário: