quarta-feira, 29 de junho de 2011

SÃO JOÃO DA BARRA E OS PRIMEIROS SINAIS DE PETRÓLEO, NA DÉCADA DE 70, NA BACIA DE CAMPOS

Com a descoberta de mais um imenso reservatório de petróleo nas camadas de pré-sal da Bacia de Campos, divulgada ontem pela mídia nacional, me envolvi, à noite, na busca de alguns jornais antigos da década de 70, de meu acervo,  descobrindo algumas matérias muito interessantes, meio que até visionárias!

Teriam já naquela época, informações das nossas riquezas submersas? Incrível mesmo! Até achei poesias da década de 50/60 que quase mencionavam que o pré-sal existia! Que coisa!

Ontem também tive a oportunidade de conversar com um ex-funcionário da ARG, gente séria, que me afirmou que ouviu, sem querer, conversas de um gerente (sic) com outro gerente (sic) mencionando que na retro área do Porto, tinham descoberto petróleo. Será??? Na abertura do Poço de Xexé, em Campos, na década de 70, foi achado petróleo, mas segundo especialistas, não era de boa qualidade pois era muito grosso e foi lacrado com concreto e o marco está lá até hoje. Talvez na época não tivessem tecnologia para explorá-lo. Mas e a nossa provável reserva petrolífera do Açu? Se for verdade o que disseram os gerentes em conversa desatenta, seria economicamente viável?  

Os políticos que estão querendo mexer com nossas dividas, vão se "coçar" mais ainda com essa boa nova...

Verdade ou não, o administrador do blog , assim que tiver um tempinho, publicará na íntegra os documentos mencionados no texto acima.

Vamos comemorar, conterrâneos!