sexta-feira, 10 de junho de 2011

CHEGA DE CONFLITOS. VOCÊ CONHECE A "FAIXA DE GAZA" DE SJB?

Foto: A "Faixa de Gaza" de SJB reúne amigos de vários Distritos de São João da Barra, em território neutro. Crédito da foto: Andre Pinto.

Foto: O Luciano do Forró gosta das participações na "Faixa de Gaza". Crédito da foto: Andre Pinto.

Foto: No território neutro da "Faixa de Gaza", todos tem livre expressão de pensamentos, gestos e ações, mas sempre respeitando o próximo e as famílias presentes. Crédito da foto: Andre Pinto.

Foto: Artistas da terra são revelados na "Faixa de Gaza", em São João da Barra. Crédito da foto: Andre Pinto.

Foto: O legendário "Dito - Meu Rei" (De camisa do flamengo e boné do Sassá Mutema)  é um dos adidos culturais do espaço neutro  da "Faixa de Gaza", em São João da Barra. Crédito da foto: Andre Pinto

"FAIXA DE GAZA"
UMA ZONA SEM CONFLITOS, EM PLENA SÃO JOÃO DA BARRA


Aqui em São João da Barra, o povo tem mania de colocar apelido em tudo. Coloca apelido nas pessoas e nos lugares também. Um lugar que vem chamando a curiosidade de moradores e turistas é um ponto da orla do Rio Paraíba do Sul, na sede, denominado  de "FAIXA DE GAZA" de São João da Barra.

A "FAIXA DE GAZA" sanjoanense é bem diferente daquela que existe no oriente médio. O oásis daqui é o Rio Paraíba do Sul, com imagens de suas ilhas e palmeiras Imperiais. As tâmaras do oriente médio, são representadas aqui em São João da Barra pelas nozeiras que caem próximas aos copos de cerveja colocados na comprida mesa de compensado naval, reaproveitada por moradores, retirada de uma embarcação aposentada. Os bancos também são largos, únicos e feitos do mesmo material.

Ao contrário da Faixa de Gaza do Oriente Médio, onde as pessoas andam com muitos panos, por aqui, as pessoas andam bem à vontade, de chinelos, bermudas e sem camisas. É a "Faixa de Gaza" tropical. 

Dizem que a "Faixa de Gaza" surgiu num campo neutro entre dois espaços usados por proprietários de bares que disputavam estes espaços na orla do Rio Paraíba do Sul, nas proximidades da Praça São Pedro, na sede deste município. As "rixas de uso" entre "Pipita" e "Chimbica", que são os proprietários dos bares concorrentes, aguçaram a vontade de moradores e frequentadores do local, em criarem um "campo neutro", que pudessem ficar de bem com os dois proprietários, e que passou a ser denominado pelos "gozadores" sanjoanenses de "Faixa de Gaza".

Na "Faixa de Gaza", encontramos verdadeiras relíquias de nossa terra! São os pratas da casa! Entre eles, podemos, de vez em quando, ouvir um show do competente "Luciano do Forró" que cobra um cachê simbólico por cabeça, bem como podemos ver "piruetas" inacreditáveis de amigos e conterrâneos que mostram os seus talentos, depois de alguns goles.

A "Faixa de Gaza" é um local público, segundo seus criadores, e qualquer um pode usar das mesas e bancos, desde que tenha respeito aos vizinhos "Pipita" e "Chimbica", respeite as famílias da  localidade e que não degrade o local com lixos ou sujeiras diversas.

Um ícone da "Faixa de Gaza" é sem dúvidas o "caricata" e amigo "Dito - Meu Rei", que não se separa de seu chapéu ao estilo "Sassá Mutema" nunca. Dito é um cara que tem muitas amizades e parece ser o curador ou adido cultural do espaço junto com outros colegas do local. De vez em quando é o Dito que recolhe as contribuições dos amigos para se fazerem os "banquetes" regados à muitas cervejinhas geladas.

Também sempre chega alguém com uma caixa de cerveja, churrasqueira, panela de carne seca com aipim, etc, etc... Cada qual faz a sua festa em grupo e divide a sua despesa. É quase que um "camping" sem cercas.

Próximo ao local ainda há mais curiosidades à conhecer: uma placa  com os dizeres: "Cuidado! Travessia de Bêbados" e outra placa afixada numa grande castanheira com os dizeres: "Árvore dos Fofoqueiros".

Vale a pena dar uma passadinha no local para saborear o quibe do "Chimbica" bem como os pescados feitos na hora por "Pipita", os dois proprietários mais antigos do local. 

Conflitos na "Faixa de Gaza", só quando se tem dúvida de se beber um bom conhaque "batido", ou de se beber aquela cervejinha gelada, vendo um dos melhores pôres-do-sol do Baixo Paraíba do Sul.


Serviço:

"Faixa de Gaza"
Rua do Rosário, s/nº
Próximo à Praça São Pedro
Centro
São João da Barra.
Preço: Gratuito.
Reservas: Quem chegar primeiro divide com os demais...


Nenhum comentário: