sexta-feira, 17 de junho de 2011

ESTUDANTES DO EJA DE SÃO JOÃO DA BARRA TERÃO PALESTRA SOBRE A ECO-HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

 COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE TERÃO PALESTRA SOBRE  HISTÓRIA DE SJB COM O VIÉS AMBIENTAL


Foto: Andre Pinto, do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, em apresentação da palestra "A Eco-História de São João da Barra", na abertura da VII Semana do Meio Ambiente, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP. 
Foto: Público presente à palestra sobre a Eco-História de São João da Barra, na VII Semana do Meio Ambiente de SJB. Crédito da foto: Marco Pacheco - SEMASP.

O Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, apresentará no próximo dia 21/06, às 18 horas, na Escola Municipal João Flávio, em Cajueiro, 4º Distrito, a palestra intitulada "A ECO-HISTÓRIA DE SÃO JOÃO DA BARRA", a ser ministrada pelo historiador e guia em turismo regional, Andre Pinto e equipe da SEMASP.

Na oportunidade das comemorações do 161º aniversário da cidade, a referida palestra levará para os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos - EJA - do 1° seguimento, muitas informações e imagens da história do município, através da projeção em telão, dentro da sala de aula, abordando o modus vivendi dos índios goytacás, as tentativas de colonização por Pero de Góis e Gil de Góis, a chegada de Lourenço do Espírito Santo na Foz, os Sete Capitães, os Assecas, a fundação da vila, da cidade, o porto fluvial, a ferrovia, as estradas, as indústrias, o turismo, a emancipação de São Francisco do Itabapoana, o petróleo e o Porto do Açu.

O Projeto do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP vai de encontro ao projeto educacional da SEMEC, que tem trabalhado o tema histórico "Pero de Góis" nas escolas públicas do município.

O Coordenador Geral do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, o Sub-secretário de Meio Ambiente, Alex Firme, estará presente ao evento e frisa que a história do município contada com a vinculação de temas ambientais vem servindo para que os estudantes e professores tomem conhecimento de que muitas das atitudes tomadas no passado, não tiveram o viés das questões da preservação do meio ambiente e sustentabilidade e que acabam servindo como um norte para que a sociedade atual não venha a cometer os mesmos erros com relação à degradação do território, região e planeta, como a própria extinção dos índios Goytacás, afirmou.

As escolas municipais, tanto públicas como privadas, poderão agendar previamente a palestra através do telefone (22) 2741-7878 r:261 ou 262.

Nenhum comentário: