quarta-feira, 8 de junho de 2011

ESCOLA MUNICIPAL AMÁLIA SOARES DE ALMEIDA, NO BAIRRO DO CARRAPICHO, RECEBEU O PROJETO COLETA SELETIVA NA ESCOLA

Exibição do filme "Tá Limpo".

Estudantes do Amália Soares de Almeida, em Atafona.

A diretora Dircélia (de camisa magenta) prestigiou o evento com seus estudantes.

Os estudantes conheceram os coletores para a coleta seletiva, que foram instalados em local estratégico no interior da escola.

O Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP fez a canção "Meu lixinho" para as crianças acompanharem antes do filme.

A bióloga Vivane Gonçalves explicou a importância da coleta seletiva no combate de pragas e doenças que surgem por causa do lixo mau descartado.

Os estudantes participaram com perguntas diversas sobre os coletores.

O Caminhão da coleta seletiva chamou a atenção dos estudantes. Na foto, Viviane Gonçalves explica como funciona o caminhão.

Coletores grandes e com cobertura, instalados no interior da escola.

Uma escola que tem amor ao que faz...

 PROJETO COLETA SELETIVA NA ESCOLA, EM ANDAMENTO

O Projeto Coleta Seletiva na Escola teve continuidade nesta quarta-feira pela manhã,  na Escola Municipal Amália Soares de Almeida, no Carrapicho, em Atafona. O Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, proferiu uma palestra para aproximadamente 100 estudantes do CA, 3º e 4º anos, em dois tempos diferentes e também apresentou em telão o filme em animação chamado "Tá Limpo", que traz uma consciência ambiental e associativa para o melhor trato com o lixo nas comunidades.

A bióloga da SEMASP, Viviane Gonçalves, o técnico em meio ambiente, Marco Pacheco e o assessor de planejamento e gestão ambiental, Andre Pinto, conversaram com os estudantes, direção e pessoal de apoio do Amália Soares de Almeida sobre o projeto Coleta Seletiva na Escola e orientaram os mesmos a colocarem coretamente os resíduos sólidos, produzidos dentro da instituição de ensino, nos recipientes adequados, de acordo com as cores vermelha, azul, amarela e verde, respectiviamente para plástico, papel, metal e vidro. A receptividade foi muito boa, afirmaram os membros do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP e o retorno à mesma deverá ser periódico.

As crianças participaram das canções do lixo em paródia à canção "Meu lanchinho...", fizeram perguntas e ainda conheceram os coletores coloridos, feitos especialmente para o atendimento escolar e também o caminhão adaptado para a coleta seletiva, que estava estacionado em frente à escola.

Na próxima quarta-feira, a equipe retornará para a escola municipal Amália Soares de Almeida, para trabalhar o tema com os estudantes do turno da tarde, com  maior faixa etária, onde serão novamente convidados à participarem do projeto naquela escola. Também na próxima semana há o intuito de se fazer um trabalho com nova escola a ser agendada no projeto, afirmou Andre Pinto, que está como assessor de Planejamento e Gestão Ambiental da SEMASP.

O Projeto Coleta Seletiva na Escola, desenvolvido em parceria da SEMASP, com a SEMEC e a empresa União Norte Fluminense, tem nesta 1ª fase de seu cronograma, o atendimento de 12 escolas municipais e  02 privadas, localizadas nos 1º, 2º e 3º Distritos e vem atendendo, a partir de abril deste ano, às escolas Dionélia G. Santos e Amália Soares de Almeida, ambas em Atafona, Evanir José Gaia, em Grussaí , todas com a colocação de coletores pequenos e grandes, bem como com palestras educativas.

A equipe do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, sob a coordenação do Sub-secretário de Meio Ambiente, Alex Firme, está agendando com as outras escolas, previamente visitadas, e que fazem parte da 1º Fase do Projeto, a instalação dos coletores e palestras. Para o 2º Semestre deste ano, há a previsão de se começarem os trabalhos nos 4º, 5º e 6º Distritos, sengundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Sá.

O material separado pelos estudantes e colaboradores das escolas é levado por colaboradores da empresa União Norte Fluminense e colocados em separado nos contêineres do caminhão, que por sua vez faz a condução para a Usina de Reciclagem, colocando-os nas baias apropriadas, agregando, assim, valor aos resíduos sólidos.

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