quarta-feira, 22 de junho de 2011

EJA DE CAJUEIRO TEVE PALESTRA SOBRE ECO-HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

A equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra esteve ontem à noite na Escola João Flávio Batista, em Cajueiro, 4º Distrito, para proferir uma palestra sobre a Eco-História do município para estudantes do Ensino de Jovens e Adultos - EJA.

Com aproximadamente 50 minutos de apresentação de imagens tanto históricas como ambientais, o Guia em Turismo Regional, Andre Pinto, o técnico agrícola, Walmir Lopes Baldino e o Sub-secretário Municipal de Meio Ambiente, Alex Firme,  expuseram aos estudantes do 1º seguimento, muitas informações sobre o município, que foi proveniente da Capitania de São Tomé, através do Donatário Pero de Góis. A saga de Gil de Góis, o Roteiro dos Sete Capitães, os viscondes de Assecas e Lourenço do Espírito Santo também foram mencionados. A criação de povoamentos, da vila e  a fundação da cidade de São João da Barra chamou a atenção dos estudantes.

Como a Secretaria Municipal de Educação e Cultura vem trabalhando para este semestre o tema "De Pero de Góis ao Porto do Açu" com as escolas, a equipe da SEMASP resolveu apresentar um trabalho alternativo, na mesma temática, que vem dando certo e caindo no agrado de diretoras, professoras e estudantes.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcos Sá, que apoia as palestras proferidas pelo Núcleo de Educação Ambiental com temas históricos e ambientais nas escolas, frisa que para se entender as mudanças que estão acontecendo nos dias de hoje, as pessoas devem conhecer, através de trabalhos como este, como era o passado do território, suas dificuldades, suas limitações e como se deu o desenvolvimento da cidade. Ressalta ainda que, por esses longos anos São João da Barra vem se destacando através do turismo, do petróleo, onde hoje, se respira a realidade de grandes mudanças, com a implementação de grande investimento de ordem nacional e internacional, que é o Complexo Industrial e Logístico do Porto do Açu, somada à construção de um estaleiro da OSX, o que dá novamente à São João da Barra o status de cidade portuária  e consecutivamente tem os seus desdobramentos em obrigações para medidas compensatórias e mitigadoras, buscando-se a melhor qualidade de vida desta população.

Nenhum comentário: