segunda-feira, 4 de julho de 2011

PROVA DE REVEZAMENTO DE FLANELINHAS - UM ESPORTE CADA VEZ MAIS FREQUENTE POR AQUI





ENCERRAMENTO DO CIRCUITO JUNINO DE SJB FAZ A FESTA DOS "FLANELINHAS"

O encerramento do Circuito Junino em São João da Barra foi ao som do grupo Fala Mansa. A cidade encheu. As ruas ficaram lotadas. Como sempre, a Rua dos Passos ficou repleta de veículos e como sempre, imperou o festival dos “flanelinhas”.

Em um ponto da Rua dos Passos, que faz confluência com a Rua São Pedro, local do antigo depósito de águas de Ijael, pude presenciar a formação de um grupo de “flanelinhas”, em torno de 06 membros, onde o sistema de trabalho era o de parar os carros como se quase fossem os nossos guardas municipais, com coletes, lanternas e apitos – estes, muitas vezes tocados em tom de deboche como se estivessem numa escola de samba.

Depois de parados os carros, estes homens vestidos de coletes refletivos, mas sem qualquer identificação de autorização do poder público, desviavam os carros para a beira rio, onde havia um amplo espaço que é utilizado em dias normais, em sua maioria, para os pescadores e como área de lazer.

Em determinados momentos, alguns dos membros dos “flanelinhas”, brigavam entre si, disputando melhores vagas e parando os carros de proprietários com aparência de maior poder aquisitivo. Logo chegavam num acordo. Em uma hora de trabalho, o flanelinha que se identificou como “Pardal”, já havia ganho R$60,00 e ainda alegou que tinham dois indivíduos que não haviam pago na chegada, mas que teriam que pagar quando o show terminasse.

É impressionante também lembrar aqui, que os “flanelinhas” mantém contatos com outros “flanelinhas” em outros pontos da cidade ou até de outra cidade, falando por celular,  frases do tipo “ Vem para cá...o ponto aqui está bombando!”. Pude ouvir um pouco da conversa de um flanelinha de apelido “Pardal” que falava com outro flanelinha de nome “Lacraia”, de que o ponto da Rua dos Passos era o melhor, mas o que estava do outro lado da linha (lacraia) parecia não acreditar no que estava ouvindo.

A curiosidade maior foi a de ver a velocidade de atendimento dos "flanelinhas" aos veículos que chegavam à festa. Coisa de doido! Juro que o vídeo não foi montagem! 

Nenhum comentário: