sexta-feira, 13 de março de 2009

MOMENTOS DE REFLEXÃO COM MARCO AURÉLIO

CITAÇÕES DE MARCO AURÉLIO
Em tempos de tribulação, buscamos muitas respostas na bíblia sagrada para podermos suportar as adversidades do cotidiano. Mas isso não impede de buscarmos, em outras fontes, algumas citações de homens célebres que fizeram história no velho mundo. Um desses, que eu gosto muito, é Marco Aurélio, que foi Imperador de Roma durante 20 anos.
Vamos às citações:
"Não é absolutamente necessário o abandonar a cidade para encontrar a paz. Devemos aprender a maneira de nos separarmos em nós mesmos e assim encontraremos uma paz perfeita, ainda que nos rodeie uma multidão".
"Não procedas como se tivesses diante de ti dez mil anos de vida; a morte acotovela-nos. Procura, enquanto vives, servir para alguma coisa que esteja ao alcance das tuas aptidões. Bem depressa serás de novo absorvido por essa força diretora do Universo que te deu a vida."
"Se queres conhecer bem o exato valor das pessoas, estuda o que pensam, ao que aspiram e quais as coisas que desprezam. O homem vale mais ou menos segundo o valor das coisas às quais consagrou a sua vida."
"Se tu sabes bem onde está a verdadeira sabedoria, não deves importar-te de que outros não dêem crédito às tuas palavras."
"Quem a tudo prefere a razão, o seu gênio interior e o culto misterioso da virtude, não se dá ares da tragédia, não geme, não procura a solidão nem as multidões: senão que viverá sem desejo e sem temor."
"Vigia a tua faculdade de tomar uma opinião, para que a opinião nunca seja em tua alma contrária à natureza ou à tua constituição de ser racional, a qual comporta a circunspeção, a benevolência para com os homens, a submissão para com os deuses."

Nenhum comentário: