sexta-feira, 13 de março de 2009

POESIA PARA O MÊS DAS ÁGUAS

No mês das águas (março) e com a visita recente do Príncipe Charles ao Brasil, que é o embaixador do mundo para as questões do aquecimento global, tecemos uma homenagem às águas e à Amazônia de uma só vez. Veja a poesia abaixo:
A Amazônia Este é o palácio da Mãe D`água...O dia Não corusca de sol como corusca Seu mais frágil portal, que espanta e ofusca De encantados metais e pedraria. Ai, entretanto, de quem corre, e o busca! Ai de quem, ao transpor-lhe a frontaria Tomba lá dentro, com volúpia brusca, Arrebatado pela verde orgia! Mães e noivas do Sul, ao noivo e ao filho, Se andam no Euxino, entre marnéis e escolhos, Dizei que fujam de frontais em brilho. Lá vive a Iara, a náiade-cetáceo... E desgraçado de quem põe os olhos Nos traidores portais desse palácio!... (Humberto de Campos)
ESPETACULAR!!!
Quando fui viajar para morar nos EUA em 1991, eu sobrevoei a Amazônia e a descrição do que vi lá de cima é exatamente o que Humberto de Campos fala em sua poesia! O gigante espelho d`água reluz e brilha feito metal e pedraria!
Conheça também a linda poesia do campista Walter Siqueira sobre os igarapés da Amazônia, uma verdadeira obra de arte! Clique aqui

Nenhum comentário: