sexta-feira, 13 de março de 2009

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO MOSAICO TERRA PARA SÃO JOÃO DA BARRA

FOTOS DO LANÇAMENTO DO PROJETO MOSAICO TERRA NO UPEA- BARCELOS (MESES ATRÁS) Foto: Artesão pescador faz rede de pesca e trabalha com palha de coqueiros no lançamento do Projeto Mosaico Terra em Barcelos.
Foto: Professor Vicente Santos (do meio da foto) e o Professor Roberto Moraes (do lado direito). (Não consegui identificar o que está do lado do Professor Vicente - peço desculpas)
Foto: Dr. Pedro Nilson, Bebeto Gaia e de costas, Getúlio Alvarenga e Professor Mauri Lima.
Foto: Jacuí, Getúlio Alvarenga, Bebeto Gaia, Professor Mauri Lima e Professor Andre Pinto.
Fui, meses atrás, no lançamento do Projeto Mosaico Terra no UPEA de Barcelos junto com colegas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ficamos maravilhados com o que foi apresentado e a forma como se desenrolou a solenidade, num clima informal e de muita cumplicidade com o produtor rural, pescador e o artesão local. É bom quando vemos que um projeto desta monta deslancha de forma primorosa e envolve toda a comunidade. Amanhã, sábado 14, haverá o encontrão do UPEA em Cajueiro para se executarem várias ações sociais. Imperdível mesmo!
O resgate da tradição da manufatura da taboa, da salga de peixes, criação de caprinos e outros animais, de costumes relacionadas ao cultivo de certas oleaginosas, das tradições populares relacionadas à fitoterapia são exemplos claros do trabalho de resgate do Projeto Mosaico, que tem sido visto com bons olhos pelos governantes regionais.
O intuito é agregar o conhecimento popular às normas científicas, resumindo um dos objetivos do Projeto Mosaico Terra, para que o público entenda melhor.

Nenhum comentário: