sábado, 14 de março de 2009

SIMPLÍCIO - BURACOS DE TOUPEIRAS QUE SE LIGAM A UMA ANTA

Foto: Obras da Usina Hidrelétrica de Simplício - túneis e mais túneis! Se isto é para reduzir impactos ambientais, por que que a Odebrecht teve problemas com TÚNEIS na Usina San Francisco, no Equador???
Obs: A foto acima refere-se às obras de construção da usina de Simplício, no Rio Paraíba do Sul, entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais.
SIMPLESMENTE SIMPLÍCIO!!!
Maior hidrelétrica em construção hoje na região Sudeste, Simplício terá capacidade instalada de 333,7 megawatts (MW) quando estiver totalmente concluída. A obra, licenciada a um consórcio formado pelas construtoras Odebrecht e Andrade Gutierrez, está orçada em R$ 1,6 bilhão, já incluídos equipamentos, contratados junto à argentina Impsa e a brasileira Inverall. A área a ser inundada pelo empreendimento, incluindo o reservatório de Anta e reservatórios intermediários do sistema de interligação, mede somente 15,36 km².
Na implantação da UHE Simplício, o grande desafio é a gestão das inúmeras frentes de obras concomitantes, ao longo dos quase 27 km de túneis e canais do sistema que interliga o reservatório da UHE Anta à casa de força da UHE Simplício. Esse sistema foi concebido para reduzir ao máximo o impacto ambiental do empreendimento.
E São João da Barra nesta história toda? Vamos amargar o prejuízo novamente depois de tantas UHE`s instaladas por anos e anos em todo o rio Paraíba do Sul? Já não bastassem os esgotos que são jogados, à montante, "in natura" em fortes e grossas doses homeopáticas !? Estamos fazendo nosso dever de casa com o funcionamento da ETE da sede , mas e os outros municípios?
São João da Barra, de fato, é uma cidade atingida por barragens durante todo o percurso do rio Paraíba do Sul. Somos a foz e sofremos com a redução do volume d`água e também de sedimentos que deixam de ser carreados no trajeto, sem contar dos peixes que são impedidos do livre percurso. O rio vem perdendo a sua força e a foz é toda invadida pela força do mar, que além da língua salina que já se tem notícias de ter chegado em Barcelos, tem Atafona que é constantemente invadida e destruída. E aí Simplício? Já se tem rumores de que a vazão de 450 metros cúbicos passará, com o funcionamento da UHE Simplício para 63 metros cúbicos. Onde estão Furnas, Andrade Gutierrez, Oderbrecht para fazerem um esclarecimento ao povo da foz?. Vamos cobrar do recém inaugurado Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul uma medida incisiva para mostrarmos nossa força regional! Águas para vida - não para morte!

Nenhum comentário: