quinta-feira, 19 de março de 2009

PORTO DO AÇU DARÁ "BANHO" NO PORTO DE SANTOS

Deu no Jornal O Diário de 19/03/09
Painel Diário
Melhores condições
Na visita da ultima segunda-feira às obras do porto do Açu, o diretor da LLX, Rodolpho Landim, fez uma explanação através de slide animado onde mostrava as condições excepcionais da localização do projeto. “Trata-se de uma área muito aberta, de ventos constantes, o que não deixa concentração de minério no ar. As condições são as melhores entre todos os portos do sudeste, em áreas saturadas, inclusive o de Sepetiba”, explicou. “Só para matar os alemães de inveja”, brincou o empresário Eike Batista.
Otimismo
As flagrantes diferenças entre o porto do Açu e o de Santos, atualmente o maior da América Latina, estão entre as razões para o otimismo dos investidores do complexo. O porto situado no litoral paulista tem um calado de 13 metros de calado; o do Açu é de 24 metros.
Mudanças
O andamento das obras do porto deixou a todos impressionados na visita de segunda-feira ao 5º distrito de São João da Barra. A conclusão é a de que a região jamais será a mesma a partir da entrada em operação do complexo logístico e portuário. Mesmo com toda a crise.
Crise bem longe
Aliás, crise é palavra que não existe no dicionário de Eike Batista. A LLX, responsável pelo projeto, acaba de ampliar seu capital social em R$ 600 milhões. Destes, 25% (R$ 150 milhões) já foram adquiridos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), através de sua subsidiária.
Delegacia
Com o progresso e o desenvolvimento, a questão social não ficará relegada a segundo plano do projeto do Açu. O governador Cabral prometeu a prefeita Carla Machado a instalação de uma Delegacia Legal e Companhia da Polícia Militar no município. Outro projeto visa um Centro de Vocação Tecnológica (CVT).
Metas ousadas Os números impressionam nas projeções estratosféricas quanto ao desenvolvimento regional após a conclusão do porto do Açu. De 2008 a 2025, a previsão é de que o PIB de São João da Barra saltará para quase 500%, enquanto o do Norte Fluminense, para 200%.

Nenhum comentário: