quarta-feira, 11 de março de 2009

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM ANGRA ABRE PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DO PETRÓLEO BRASILEIRO

Fonte: Agência Petroleira de Notícias (http://www.apn.org.br/)
A Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Angra dos Reis, marcada para 13 de março, às 18h, marca um novo momento da campanha "O petróleo tem que ser nosso". Depois de muitos atos de enfrentamento e manifestações públicas (que continuarão a acontecer), o movimento decidiu focar suas atenções para a mobilização da grande massa da população. Feitura de uma cartilha explicativa, de um vídeo, a realização de debates e a criação dos comitês locais da campanha são algumas das prioridades. A necessidade de popularização do movimento foi uma das questões mais debatidas na última plenária nacional da campanha, realizada em 2 de março, no Rio. (Veja o relato do encontro na Agência Petroleira de Notícias.)
A idéia da audiência em Angra, município do Rio de Janeiro, é dar um pontapé inicial nesse processo. O primeiro comitê da campanha criado na Costa Verde fluminense irá promover o debate sobre o tema que vai afetar o presente e o futuro de cada cidadão e cidadã desse país: quem vai se beneficiar com a descoberta de grandes reservas de petróleo, que colocam o Brasil entre os cinco países com as maiores reservas do mundo?
Este ano, o Congresso estará discutindo, em Brasília, uma nova lei do petróleo. A atual, da época do Fernando Henrique, é entreguista. Favorece os interesses estrangeiros e, caso seja mantida, vai permitir que toda essa riqueza escoe para o bolso dos países ricos e dos grandes capitalistas, nacionais e internacionais. O Fórum contra a Privatização do Petróleo e Gás do Rio reivindica as descobertas do pré-sal, assim como as anteriores, para o povo brasileiro, o cancelamento dos leilões das áreas promissoras de petróleo e gás e a reestatização da Petrobrás.
A mesa da audiência pública será composta pelo coordenador geral do Sindipetro-RJ, Emanuel Cancella, representando o Comitê Angra em Defesa do Petróleo e Gás Nacional; o presidente da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira; e os representantes da direção da Petrobrás, Cláudio Roberto Soares e Mauro Yugi.
Lançado o Comitê Angra em Defesa do Nosso Petróleo e Gás
No dia 14 de fevereiro, foi lançado o Comitê/Angra dos Reis em Defesa do Nosso Petróleo e Gás, por várias entidades sindicais da cidade: Petroleiros, Bancários, Arrumadores, Metalúrgicos, Professores (SEPE), Vigilantes, Rodoviários, Servidores Municipais, Trabalhadores Rurais, Construção Civil.
Saiba que o preço do gás de cozinha, o nível de emprego, os investimentos em educação e saúde, a conservação do meio ambiente, tudo isso tem a ver, diretamente, com a questão do petróleo e a forma como será explorado. Por isso, a necessidade de popularização dessa luta.
Para mais informações da audiência entre em contato com o Comitê Angra, na sub-sede do Sindipetro-RJ, na Rua Itassucê, 157 – Verolme. Telefone 33612659, 33612509.

Nenhum comentário: