sexta-feira, 19 de junho de 2009

ENFIM UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SUPERLOTADA

FOTO: Antônio Carlos Gusmão, Presidente da CECA, faz a abertura da Audiência Pública para Licenciamento Prévio da ampliação do Pátio Logístico do Porto do Açu.
FOTO: Na tela da apresentação em "data show" foram demonstradas as áreas que serão ocupadas pelo empreendimento, bem como foi apresentado um vídeo "3D" sobre as operações do mesmo.
FOTO: O Presidente da CECA, Gusmão, foi muito atencioso com os presentes e conduziu brilhantemente a audiência Pública, permanecendo no final do evento , onde nos recebeu atenciosamente, para encaminhamentos diversos.
FOTO: Na foto, Claudia Barros, da Ecologus Consultoria Ambiental, fez explanação sobre os impactos diversos que o pátio logístico causará. Claudia Barros respondeu à várias perguntas dos presentes. FOTO: Em uma das apresentações de Claudia Barros, destacam-se as espécies Tamanduá-Mirin, perereca pigmeu, ouriço caixeiro e o lagarto do rabo verde, todos em extinção e que deverão ter cuidados especiais com projetos de monitoramento e proteção.
FOTO: A Audiência Pública começou àsd 19 h e 30 mim em ponto! Esta foto mostra o número de presentes ao evento, estimando-se 500 pessoas de diversas localidades, inclusive da cidade de Campos e São Francisco do Itabapoana.
FOTO: Com telões amplos, caixas de som espalhadas em locais estratégicos, telas planas em pontos distantes dos palestrantes, a Audiência Pública contou ainda com sistemas de apoio à segurança e combate à incêndios, além de UTI Móvel com equipe médica para qualquer emergência. FOTO: Andre Pinto, Cremilce, José Carlos e Aureo Simões, atentos às explanações da mesa e prontos para os encaminhamentos de praxe.
FOTO: O Secretário Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, Marcos Sá faz explanação dos projetos de compensação ambiental que já estão sendo implantados pela vinda do Porto do Açu e ainda exemplifica o plano de micro e macro drenagem que está em andamento.
FOTO: Esta foto bem exemplifica os "heróis da resistência", onde já se chegava à aproximadamente 23 horas e 30 minutos e era o momento das respostas às pergtuntas feitas e as réplicas dos presentes.

O dia 18/06/09 ficará na memória de muitos sanjoanenses que compareceram, naquela noite fria de inverno junino, nos salões de convenções do SESC Mineiro de Grussaí, para a apresentação da Audiência Pública para Licenciamento Prévio da Ampliação do Pátio Logístico do Porto do Açu.

“O Porto do Açu está vivendo uma nova fase”, assim dizia um “folder” que foi distribuído na entrada do salão de realização da Audiência Pública pelas recepcionistas do empreendimento.

O Pátio Logístico será localizado junto ao pátio de recebimento de minério em uma propriedade situada entre a Fazenda Saco Dantas e a margem da Lagoa de Iquipari, denominada Fazenda do Meio. (veja foto no blog)

No local haverá a colocação de diversos tipos de cargas, que terão sua chegada pelo Porto do Açu correndo pelo píer de granéis e do outro píer de cargas em geral. Tem equipamento à “rodo” ,podemos dizer assim! Correias, dutovias, guindastes, terminais marítimos, unidades de apoio, abastecimento, centro comercial, centro administrativo, drenagem etc. Serão 4.000 empregos gerados no período de construção e depois, o centro comercial abrigará quase 500 pessoas em tempo fixo!

As atividades previstas para a construção deste pátio logístico englobam a limpeza do terreno, (que diga-se de passagem é quase do tamanho do manguezal do delta do rio Paraíba do Sul), supressão de vegetação (farão replantio ou reproduzirão mudas nativas???) , dragagem para retirada de 6 milhões de metros cúbicos de areia do fundo do mar, em um local situado à cerca de 35 km da costa de São João da Barra ( prejudica a pesca regional???), construção de aterro hidráulico em toda a área do pátio (onde terá um excedente de águas marinhas muito grande e retornará para o mar), transporte de materiais de construção em caminhões, pelas rodovias existentes na região ( isso é preocupante...), construção de edifícios, arruamento e pavimentação de vias e pátios, pêra ferroviária para movimentação de cargas no interior do pátio, montagem de equipamentos de movimentação de cargas nos pátios e nos píeres, construção de canaletas e galerias de drenagem (será que terá ligação com a lagoa de Iquipari???!!!), construção de sistema de abastecimento de água, de esgotos sanitários e de energia elétrica, etc.

Bom, entendido um pouco o empreendimento, mencionado resumidamente acima, aqui digo que a casa estava cheia, literalmente! Estimam-se que 500 pessoas estivessem sentadas e muitas outras em pé. Não acreditei quando vi aquela cena de cidadania ser tão explícita e totalmente voluntária! Vivas à São João da Barra! Acho que o aniversário de 159 anos da cidade trouxe bons fluidos!!!

Venho colocando neste blog a preocupação com o desmoronamento de nosso capital social, que está enfraquecido, pela comunidade não participar de eventos importantes e norteadores de nossos rumos futuros, como este. Nas prévias da Audiência Pública o povo não compareceu e poucos foram os que conheceram antecipadamente o empreendimento. Pergunto também, se a culpa não é dos empreendedores que na maioria das vezes não acatam nossos pedidos. Tudo tem que ser analisado.

Senti, no entanto, muita firmeza no povo da Audiência Pública! Méritos para a classe dos pescadores! Caramba! A pesca está se mobilizando de forma muito organizada e até seus representantes estão procurando se entenderem e pedirem as mesmas demandas! Valeu pescadores!

Vi que a explanação da mesa trouxe muitas novidades e muitas dúvidas iam sendo esclarecidas, só com o olhar nos slides e vídeos em “3D” e na captação das palavras dos palestrantes, no entanto, como nós não somos perfeitos, sempre há uma dúvidazinha pairando no ar... e aí dá aquela vontade de perguntar e contra-argumentar! Faz parte! Segurei a onda!

Gusmão, o Presidente da CECA, conduziu com maestria a Audiência Pública, mas reclamava que havia esquecido os óculos e, de vez em quando, não conseguia entender direito as perguntas escritas pelo público. Claudia Barros, da Ecologus, competente e responsável pelos estudos de Impactos Ambientais pela instalação do Pátio Logístico, explicou bem a sua defesa e seus levantamentos, mas me pareceu um pouco redundante quanto à sua apresentação, que parecia ser igual ao que foi apresentado no EIA/RIMA do licenciamento do Porto do Açu, em 2006.

Marcos Machado, responsável pela Gerência Ambiental do Porto do Açu foi simplesmente excelente em suas explanações, dentro de uma linha de raciocínio lógico, coeso, sem “delongas”, objetivo, incisivo em questões que demandavam maior responsabilidade, enfim, esteve bastante familiarizado com o tema e mostrou conhecimento profundo no assunto. Acredito que foi o momento em que as pessoas mais prestaram a atenção.

Aberta a participação de todos pelo preenchimento de um formulário (porque só um?), o público fez perguntas relacionadas ao número de geração de empregos durante e depois da construção do Pátio Logístico, o que o empreendimento faria pela macrodrenagem do município, como seria o tráfego dentro do município, quais seriam os programas básicos ambientais oferecidos e por aí se foi...

Terminada a Audiência, Gusmão deu um prazo de até dez dias para a população fazer os encaminhamentos de projetos, questionamentos e etc.

Depois de ter encontrado com muitos amigos conterrâneos, conhecidos, com o staff da Prefeitura Municipal de São João da Barra e staff dos empreendedores, a exemplo do Salomão, Romeu, Marcos Machado e outros, encaminharei minhas sugestões, reclamações e projetos, assim como fiz na Audiência Pública da Usina Temelétrica do Açu, acontecida em 2008, no mesmo local, aos órgãos competentes. Farei minha parte como cidadão e, se alguma medida for tomada quanto aos meus encaminhamentos, já ficarei feliz. Acho que “Algum coelho tem que sair desta cartola...” e saindo ou não, quero dormir de consciência tranqüila.

Até mais

Andre Pinto.

Nenhum comentário: