quinta-feira, 4 de junho de 2009

OS MISTÉRIOS DE STONEHENGE

Stonehenge, além do seu indiscutível valor histórico, exerce um fascínio que transcende os séculos. O imaginário do homem ocidental tem nos megálitos ingleses uma obssessiva atração. O que realmente acontecia no interior dos círculos de pedra? São mistérios que provavelmente nunca serão desvelados, mas as pesquisas continuam. Agora, arqueólogos acreditam ter uma data mais precisa para a construção do enigmático local. Vejam:
Arqueólogos dataram a construção de Stonehenge, o conhecido conjunto pré-histórico de círculos de pedra na planície de Salisbury, no sul da Inglaterra, para o período em torno de 2300 a.C. - um passo importante para descobrir como e por que o misterioso monumento foi criado. A data, definida pelo método de datação por radiocarbono, é considerada a mais precisa já realizada e significa que as pedras foram colocadas no local 300 anos depois do que se imaginava. A determinação da data foi o principal resultado de uma grande escavação no local por pesquisadores britânicos.
Por séculos, arqueólogos se maravilham com o monumento, já que análises minerais indicam que o círculo original de pedras gigantes foi transportado à planície de um local a 240 km de distância, no sul do País de Gales. Essa façanha fez com que muitos acreditassem que as pedras tivessem "poderes". Até agora, acreditava-se que a construção do primeiro círculo datava do período entre 2600 a.C. a 2400 a.C. Para definir a data exata, o professor Tim Darvill (Universidade de Bournemouth) e o arqueólogo Geoff Wainwright receberam permissão das autoridades para escavar um pedaço de terra de apenas 2,5 m x 3,5 m entre dois círculos das pedras gigantes. A escavação produziu cerca de 100 peças de material orgânico das bases das pedras, agora enterradas. Dessas peças, 14 foram enviadas para a Universidade de Oxford para uma análise com radiocarbono. O resultado indicou a construção para o período "entre 2400 a.C. a 2200 a.C" - o ano de 2300 a.C. foi tirado como uma média. Uma data ainda mais precisa será revelada nos próximos meses. "É uma sensação incrível, um sonho se tornando realidade", disse Wainwright, ex-arqueólogo-chefe da English Heritage.
Centro de curas
Darvill e Wainwright acreditam que Stonehenge era um centro de curas – “uma Lourdes neolítica” para a qual os enfermos viajavam para serem curados pelos poderes do arenito cinzento, conhecido como “pedras azuis”. Eles apontam para o fato de que “um grande número” de cadáveres encontrados em túmulos perto do local mostra sinais de doenças e ferimentos físicos sérios e uma análise dos dentes mostra que “cerca de metade” dos corpos era de pessoas que “não eram nativas da região de Stonehenge”. Mas sem uma data precisa para a construção de Stonehenge tem sido difícil provar essa ou qualquer outra teoria. O "Arqueiro de Amesbury" (imagem: http://www.wessexarch.co.uk/images/second-bronze-age-burial)
Curiosamente, o período estabelecido pelo método de radiocarbono bate com a data do enterro do chamado "Arqueiro de Amesbury", cujo túmulo foi descoberto a cerca de 4,8 km de Stonehenge. Alguns arqueólogos acreditam que ele seja a chave para entender a razão pela qual Stonehenge foi construído. Os restos mortais dele foram datados para o período entre 2500 a.C. e 2300 a.C.
Análises do cadáver do arqueiro e de artefatos encontrados no túmulo dele indicam que ele seria um homem rico e poderoso, com conhecimento de trabalho com metais, e que tinha viajado da região dos Alpes europeus para Salisbury por razões desconhecidas. Análises também indicaram que ele sofria de um ferimento no joelho e de um problema dentário potencialmente fatal, o que fez com que Wainwright e Darvill acreditassem que o arqueiro tenha ido para Stonehenge em busca de cura.
Debate
Mas outros pesquisadores acreditam que não se pode descartar outras teorias para a construção do monumento. “A teoria de que foi um centro de curas é plausível, mas eu não acredito que possamos descartar outras – que o templo era um ponto de encontro entre a terra dos vivos e a dos mortos, por exemplo”, disse Andrew Fitzpatrick, da Wessex Archaeology. “Eu não estou convencido de que o ‘Arqueiro de Amesbury’ tenha vindo para Stonehenge para ser curado. Eu acredito mais que ele era um metalúrgico que viajou para o local para vender seus conhecimentos”, afirmou. “De qualquer forma, ainda não está claro se o enterro dele aconteceu mesmo antes de Stonehenge”, concluiu.
Fonte: BBC via G1

Nenhum comentário: