sexta-feira, 26 de junho de 2009

TAMANDUÁ MIRIM É BEM TRATADO NO ESPAÇO DA CIÊNCIA MARIA DE LOURDES COELHO ANUNCIAÇÃO EM S.J.B

FOTO: O competente biólogo Marcos Moreira Machado, recém aprovado em concurso público em São João da Barra trata com carinho do Tamanduá Mirin no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, em Atafona, São João da Barra-RJ.
Em conversa com o amigo biólogo Marcos, o mesmo me informou que socorreu e soltou recentemente na restinga de Iquiparí um espécime de tamanduá de colete. Veja o que o marcos nos enviou:
"Fala André!. Tá ai a foto da fêmea de tamanduá mirim que falei pra vc. Nome ciêntífico: Tamandua tetradactyla Nome Popular: Tamanduá mirim ou Tamanduá de colete.
Esta fêmea ainda jovem foi levada ao espaço da ciência pela equipe do corpo de bombeiros. Estava toda cheia de edemas pelo corpo e com forte sangramente na região bucal. Tratamos os ferimentos em ação conjunta com a veterinária Lucélia, reabilitamos e soltamos na restinga de Iquiparí.O Tamanduá mirim é uma espécie de hábitos preferenciais noturnos porém pode sair em busca de alimento durante o dia. Esta na Ordem chamada edentada ou xenarta (não possue dentes), seu aparelho bucal é bastante longo e possue uma lingua bastante grande que utilija para capturar formigas e cupins seus alimentos preferenciais.Possui baixa visão, temperatura corpórea muito baixa e uma cauda semipreênsil possibilitando que viva no alto de arvores presos pela própria cauda. Tem um período de gestação de em média 130 a 150 dias, tendo um filhote de cada vez. O tempo estimado de vida de um tamanduá é de aproximadamente 9 anos.É uma espécie que está entrando em extinção devido ação antrópica na destruição de florestas, por ataques de cães domesticos, atropelamentos em rodovias que cruzam ambientes florestais e outras formas criativas que o homem tem de acabar com a natureza. André espero que as informações sejam úteis, Um abraço e conte com o amigo sempre que precisar. Marcos. Espaço da Ciência"
Clique abaixo e veja neste blog também alguns links relacionados com o tema:
ANDRÉ PINTO RESGATA TAMANDUÁ-MIRIM (soltura de um tamanduá mirim)
AS BALEIAS E A COSTA MARÍTIMA SANJOANENSE (A mortandade de baleias em SJB)
BIRDWACHTING EM SÃO JOÃO DA BARRA (Roteiro de pássaros migratórios em SJB)
COMENTÁRIOS HISTÓRICO-AMBIENTAIS DE S.J.B. (Fala da restinga sanjoanense e das lagoas)
CORAIS DA COSTA MARÍTIMA DO NORTE FLUMINENSE CORREM O RISCO DE EXTINÇÃO (Denúncia de pescadores por causa da Dragagem feita pelo Porto do Açu)
CRUSTÁCEOS E MOLUSCOS DA COSTA LITORÂNEA SANJOANENSE (conhecendo nosso litoral um pouco)

Nenhum comentário: