domingo, 7 de junho de 2009

ONG 03 VIDAS LEVA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PARA TRÊS RIOS, NO TRATO DO RIO PARAÍBA DO SUL

Foto: Equipe da ONG 03 VIDAS. Crédito: arquivo da ONG 3 VIDAS.
A ASSOCIAÇÃO
A Associação 3 Vidas, entidade sem fins lucrativos, é uma ONG que tem como principal objetivo promover ações em prol do nosso meio ambiente, principalmente com atividades voltadas à proteção e despoluição do Rio Paraíba do Sul e ecossistemas relacionados.
AS REUNIÕES
As reuniões acontecem todas as quartas-feiras das 19h às 21h, no SENAI de Três Rios - RJ
AS AÇÕES
Entre as ações já realizadas estão: uma palestra ministrada pela Dra. Érica Pelegrini, da UFRJ, com o tema ecologia de peixes. Na ocasião, a especialista falou sobre o repovoamento de peixes e a ação do Endosulfan – pesticida que vazou nas águas do Paraíba em novembro do último ano, uma mostra de fotos em diversos locais públicos e empresas da cidade, projeto piloto de replantio de mata ciliar ao lado da sede da OAB em Três Rios, reutilização de bombonas plásticas como lixeiras e viveiros de mudas, resgate de peixes em “lagoas” formadas após diminuição do nível do Rio, entre outras atividades.
PROJETOS FUTUROS
Daqui a 2 meses farão a soltura de 3 mil peixes (este número pode chegar a 9 mil) nas águas do rio Paraíba do Sul, que a ong conseguiu através de doações e parcerias. O próximo evento está agendado para o dia 07 de junho, a partir das 08:00h na Av. Alberto Lavinas (Beira Rio). Neste dia estaremos realizando a limpeza da Av Alberto Lavinas, Av. Enéas Torno e das margens do rio Paraíba do Sul. O evento, além do apoio de diversas empresas da cidade, terá a participação de estudantes das escolas públicas e privadas, orientados por seus professores, realizando a limpeza nas calçadas das duas avenidas. Dentro do rio, estarão os integrantes da 3 VIDAS, pescadores e voluntários amigos, munidos de material de segurança. Pescadores e comunidade também estarão presentes. Além disso, a ong 3 vidas estará desenvolvendo vários projetos que serão colocados em prática nos próximos meses:
· A utilização de bombonas plásticas como lixeiras de coleta seletiva nas escolas;
· Conscientização ambiental nas escolas públicas do município;
· Reflorestamento: Receberam uma doação de 17 MIL mudas;
· Repovoamento do Rio Paraíba: Receberam uma doação inicial de 3 MIL PEIXES;
· Exposição de fotos em diversas empresas da cidade.
Parabéns a co-irmã ambiental Jacqueline Telles ,que faz um excelente trabalho em Três Rios - RJ e seus exemplos de prática ecológica devem ser seguidos por todos nós. Nós da foz do rio Paraíba estamos com vocês nesta luta! Este espaço do blog é de vocês sempre!!! Abraços
Andre Pinto (Diretor da Ong Cocidama).

Um comentário:

Jaqueline disse...

Querido Ecoamigo André Pinto
Fiquei muito feliz com a surpresa que nos fez, colocando as ações da 3VIDAS em seu Blog.
Agradeço imensamente p acreditar em nossas ações e projetos.
Gostaria de apontar p vc um fato q tem me chamado muita atenção nas açoes que temos realizado: as pessoas diretamente envolvidas nelas, esbanjam energia e felicidade, mesmo aqueles mais idosos. Tenho plena certeza de q vc já percebeu isso tbm, mas talvez aqueles que lerem este comentário possam encontrar, assim como nós, um caminho para ser feliz e uma forma de ser útil ao nosso planeta e indiretamente ajudar a tantas outras pessoas.
Agradeço imensamente por esta boa surpresa e coloco nossa ONG 3 VIDAS a sua disposição.
Carinhosamente,
Jaqueline Teles Ank