sexta-feira, 5 de junho de 2009

HISTORIADOR SANJOANENSE E SÃO FRANCISCANO FAZEM O ROTEIRO DA VILA DA RAINHA

Fotos: Manguezal do Delta. Visitação à 800 hectares de manguezal pelo Projeto Pólen para levantamentos estatísticos, divulgação turística e práticas conservacionistas. (Montagem: André Pinto), fotos retiradas da internet.
Com uma iniciativa inesquecível do Projeto Pólen de Campos, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra, na Iª Semana do Meio Ambiente, região IV, um grupo de amantes do manguezal resolveu fazer uma expedição científica no delta do rio Paraíba do Sul, neste dia 04/06/09.
A expedição, na verdade, trata-se de uma série de visitas que vêm acontecendo aos manguezais do Norte Fluminense, no propósito de se identificarem as belezas e os conflitos existentes nestes biótopos únicos, por lá existentes. No final pretende-se elaborar um documento a ser entregue às Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação além da produção de um vídeo e cartilha. Pretende-se encaminhar também este documento aos órgãos Federais e Estaduais ligados aoMeio Ambiente.
Não foi só uma expedição! Foi um verdadeiro tributo ao manguezal, uma verdadeira aula de campo, incluindo as brilhantes explanações do historiador Roberto Acruche, atualmente Consultor da Câmara Municipal de São Francisco, do historiador e ambientalista Andre Pinto de São João da Barra, do Professor e ambientalista Ricardo Terra, de Campos, da Oceanógrafa Viviane além dos membros do Pólen das três cidades irmãs (Campos/S.F. do Itabapona e S.J. B), Arleide, Kissila, Neusa, Marizete, Tamirez, Edmar, áureo, Carlinhos, Cremilce, contando também com a presença dos coordenadores regionais do Pólen , Reinaldo e Jamile.
Roberto Acruche leu poesia de sua autoria em tributo à natureza e André Pinto comentava que o manguezal era objeto de estudos literários por grandes escritores brasileiros como João Cabral de Melo Neto, Josué de Castro e Osório Peixoto, entre outros. Andre Pinto ainda levou uma poesia sanjoanense sobre o manguezal - que ele considera uma obra prima - elaborada pelo imortal Manuel Barreto (Sapateiro). Foi um verdadeiro tributo ao manguezal.
O grupo prestou muita atenção na história da colonização da região e foram conduzidos pelos historiadores Roberto Acruche e Andre Pinto ao promontório de Barra do Itabapoana, onde, segundo fontes históricas fidedignas, se construiu a Vila da Rainha, com vistas do mar e do rio ao mesmo tempo, comandada pelo donatário Pero de Góis da Silveira. História Pura! Roberto e Andre revezavam em suas falas e ainda fizeram um "link" na questão histórica e ambiental (Ecohistória), por causa da ocupação humana (ocupação antrópica) nos manguezais, plantio de cana, retirada de madeiras e criação de gado vacum em tempos pretéritos e presentes.
O grupo também visitou a Ilha do Lima, local que abriga um dos mais intactos sítios arqueológicos de sambaqui do Brasil. Adentrando nas raízes aéreas do mangue vermelho, a equipe pode ouvir explanações de botânica feitas pelo Reinaldo Bozzeli que é o coordenador geral do Projeto Pólen , além das explicações científicas dadas pela oceanógrafa Viviane. Andre Pinto estava com outro grupo analizando a pigmentação do "Tanino" retirado do mangue vermelho e foi surpreendente a atenção de todos e a curiosidade em conhecer que a tintura, além de ter servido para curtimento de couros em tempos pretéritos, serve até para pintar o corpo, assim como os índios goytacazes faziam. No entanto, na Ilha do Lima foram identificadas as presenças de Gado Vacum, surprimindo a vegetação de mangue, além de ter sido observado que as árvores de mangue preto estão secando, sem causa aparente.
Foi simplesmente espetacular! Em breve este blog publicará o vídeo aula em que Andre Pinto fala da Ilha do Lima e suas curiosidades! Aguardem!

Um comentário:

marciamancebo@petrobras.com.br disse...

Oi, André! Realmente foi ESPETACULAR! Pena q meu nome não foi citado, fui representando a Petrobras, assim como em Campos. Não só como trabalho, tb pelo carinho que tenho pelo projeto, principalmente pelas pessoas (gestores, co-gestores e a galera da UFRJ), pelo MA e, especialmente, pela região Campos+SJB+SFI, onde estive presente desde "os primórdios" do PÓLEN, assinando acordos e participando dos eventos. É um prazer participar e me sentir como da família, me vejo assim junto à Arleide, Neuzinha, Jamille... Amei conhecer os historiadores e todas as pessoas q não conhecia. Vc já é conhecido. Parabéns pelo blog, realmente é mto bom. Abç do tamanho da "árvore gigante"!