domingo, 7 de junho de 2009

IRMÃOS DE ALCIMAR SIMÕES BOMGOSTO RESGATAM A MEMÓRIA DESTE INESQUECÍVEL ARTISTA SANJOANENSE

Foto: Postal turístico da Casa do Artesão Alcimar Simões Bomgosto.
Em conversa com um dos gestores ambientais do Projeto Pólen de São João da Barra, Áureo Simões Bomgosto, fui informado que a família do saudoso amigo Alcimar Simões Bomgosto está reunindo todo o acervo artístico do imortal artesão como fotos, documentos, quadros, poesias e outros para poder tecer uma bela homenagem a esta pessoa tão talentosa e carismática que deixou nome em São João da Barra e região por seus excelentes trabalhos voltados à arte e cultura. O Jornal Quotidiano, agora com 12 páginas, se interessou em publicar o histórico da vida de Alcimar também e poderá sair a matéria no dia do aniversário da cidade que é em 17 de junho.
Em breves lembranças e recordações, Alcimar foi um dos melhores atores teatrais que a terra de Narcisa Amália pode ver, principalmente em peças públicas da encenação da Paixão de Cristo em que ele fazia o tenebroso papel de Judas Escariotes. Ele foi "Jesus" também e a cada encenação mostrava talento e competência. A perfeição era ao nível da excelência! Alcimar também fez teatro mambembe se vestindo de palhaço para animar as crianças das escolas públicas municipais (aquele teatro que vai às comunidades interioranas) juntamente comigo, na peça "A menina que perdeu o gato na terça-feira de carnaval", onde praticamente moramos num ônibus camarim durante três meses, juntamente com uma trupe de aproximadamente 10 pessoas! Que experiência! Era o antigo ônibus do "Vaval Ferreira" que se transformou num "Motor Home teatral". Só tinha ator de peso, Julião Jacques, Fernando Antônio, João Antônio, Sandra, Alcimar Bomgosto, Andre Pinto, Paulo Marcos, Marcinho, Halfe além da técnica que era feita por "Nenel XL". Bons tempos.
A peça "Transe" também teve vida com a participação de Alcimar Simões Bomgosto bem como outras , dando exemplo de "Capitães de Areia" e "Barrelas". Ele também era exímio pintor e já naquela época fazia vários trabalhos sob encomenda, inclusive pinturas em salões e danceterias.
Alcimar tem o seu nome estampado com louvor na Casa do Artesão Alcimar Simões Bongosto, que fica na Praça da Igreja Matriz de São João Batista, em homenagem a este artista que nos deixou saudades. Na Casa do Artesão estão dispostos muitos trabalhos de artesanatos de São João da Barra. Não seria por demais lembrar que Alcimar também encenou no antigo Cine Teatro São João e merecia ter o seu nome estampado naquela casa de espetáculos que foi maravilhosamente reformada pela Prefeita Carla Machado.
Parabéns ao Áureo Simões e ao seu irmão Ailton por resgatarem a memória deste querido amigo sanjoanense que deixou seu nome gravado em nossas mentes e corações por sua simplicidade e acima de tudo fé num mundo melhor.
-------------------------------------------------------------------
Mônica Terra disse... Bela iniciativa da família. Cimar era um amigo, um irmão e deixou dentro de mim um vazio enorme quando partiu, ainda mais porque não tive a oportunidade de estar junto a ele no momento mais difícil, já que eu estava grávida de minha primeira filha e com alguns problemas de saúde. Aquele sorriso, o jeito amigo, o amor pela filha, suas pinturas, democrata, pizza point...tudo nele era diferente, tinha história...tudo nele era amor.
Saudades

Um comentário:

Mônica Terra disse...

Bela iniciativa da família. Cimar era um amigo, um irmão e deixou dentro de mim um vazio enorme quando partiu, ainda mais pq não tive a oportunidade de estar junto a ele no momento mais difícil, já q eu estava grávida de minha primeira filha e com alguns problemas de saúde.
Aquele sorriso, o jeito amigo, o amor pela filha, suas pinturas, democrata, pizza point...tudo nele era diferente, tinha história...td nele era amor.

Saudades