domingo, 14 de setembro de 2008

PORTO DO AÇU TEM DOCUMENTÁRIO FEITO PELA VCE PRODUÇÕES

A VCE Produções fez um documentário sobre o Porto do Açu, que foi exibido neste sábado 13/09/08 na TV Record no programa Interior.Com às 19 h e 30 mim.
Com imagens do canteiro de obras do Mega empreendimento do complexo portuário do Açu, a equipe de jornalismo indagou os aspectos financeiros, econômicos, impactos sociais e ambientais com a instalação e operação do mesmo na região.
Com vários entrevistados no documentário, desde o gerente geral do porto até os funcionários do setor operacional de concretagem, as matérias foram esclarecedoras sob alguns aspectos de importância pública e privada.
Ficou a desejar, no entanto, pelos entrevistadores, a busca de informações junto aos poderes públicos dos municípios diretamente atingidos, bem como as medidas compensantórias e mitigadoras que estão em andamento. Deu a entender, no caso de São João da Barra, que não estamos cobrando isso dos empreendedores, o que é um verdadeiro equívoco. A municipalidade de São João da Barra está implementando uma série de preparativos para a chegada deste empreendimento, existindo um grupo de trabalho denominado CAAPES (Comissão de Acompanhamento e Avaliação de Projetos Especiais) ligado ao Gabinete da Prefeitura que vem designando projetos de acordo com o Plano Diretor Municipal, criação do novo Código Ambiental, Fundo Municipal de Meio Ambiente, implementação da Lei do SNUC como a criação de Unidades de conservação, infra-estrutura de saneamento básico, drenagem de áreas alagáveis, construção de estradas e asfaltamentos, reestruturação da Usina de Reciclagem para implementação de coleta seletiva, criação de destacamento policial e muito mais.
O documentário poderia ter abordado também estas questões, além de ter podido entrevistar ambientalistas e moradores do entorno do empreendimento em cidade de São João da Barra também, o que deixou a desejar, mas não tirou o brilho e competência do documentário. Fica aí a sugestão para as próximas matérias.
Quem quiser assistir ao programa que foi ao ar neste sábado passado, que tem dois blocos é só acessar o site
*Por André Pinto

Nenhum comentário: