domingo, 14 de setembro de 2008

SABIÁ DA PRAIA VOLTARÁ PARA SÃO JOÃO DA BARRA EM BREVE

O SABIÁ-DA-PRAIA, como sugere o seu nome, é uma ave da família dos Turdidae que habita a área litorânea da praia e restinga, sendo dela exclusiva. Mas devido a acelerada destruição desse seu habitat, aliado ao fato de ser também muito perseguida por gaioleiros, encontra-se em vias de entrar na lista oficial de extinção.
A família dos sabiás é composta ainda por outras sub-espécies, como o sabiá laranjeira (Turdus rufiventris), o sabiá poca (Turdus armaurochalinus) e o sabiá branco (Turdus leucomelas). Todos se destacam pelo canto forte e harmonioso inerente à espécie.
O sabiá-da-praia foi dotado pela Natureza de uma extraordinária capacidade de emitir uma grande variedade de sons. Esse fato atrai a cobiça dos passarinheiros, que depredam os ninhos para criar os filhotes em cativeiro e "ensiná-los" como se fossem um papagaios. Essa prática criminosa tem sido bastante comum em Vilatur local próximo à Reserva Ecológica de Jacarepiá, em Saquarema, região dos lagos fluminense, onde a fiscalização ambiental é deficiente. Uma vez treinada, a ave é comercializada clandestinamente em feiras livres do município ou exposta em reuniões de passarinheiros onde também é negociada. Em Saquarema existe até uma associação "oficial" de criadores desses e outros pássaros canoros.
Em São João da Barra, segundo relatos do Sr. Getúlio Alvarenga, que é Presidente do Sindicato Rural, o sabiá-da-praia já não existe mais em nossas restingas, uma pena. A causa do desaparecimento é a mesma do que ocorre em Saquarema.
Deve-se, com a criação do Parque Estadual da Restinga de Grussaí-Iquipari que está sendo idealizada pelo IEF, buscar a reintrodução desta espécie (e de outras) tão importante para o nosso bioma arenoso. Vamos cobrar do IEF, então que, os que venham com a idéia ilícita de captura dessas aves sejam responsabilizados criminalmente até com as suas prisões.
CAMPANHA SABIÁ-DA-PRAIA TEM QUE VOLTAR!!!
APOIE OUTROS PROJETOS PARA PROTEÇÃO DAS AVES BRASILEIRAS

Nenhum comentário: