quarta-feira, 17 de setembro de 2008

VISITAR A DELEGACIA DE SÃO JOÃO DA BARRA É ADQUIRIR CULTURA

Ao chegarmos no terceiro andar da Delegacia de Polícia de São João da Barra, nos deparamos com interessantes situações que nos deixam completamente maravilhados. Como Guia em Turismo Regional e morador da cidade, confesso que uma das mais belas paisagens sanjoanenses estão dispostas nos altos daquele local (delegacia) que nos dá frente para a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, em estilo barroco, que tem um lindo torreão e uma linda praça que passa por reformas. Confesso também que um dos melhores pontos para a captação do vento nordeste é ali. Não vi nenhum ventilador ou ar condicionado no local. Já na sala do Delegado de Polícia, Dr. Carlos Alberto de Andrade Souza, que me recebeu atenciosamente, encontramos um ambiente totalmente convidativo a uma boa conversa, ou seja, uma delegacia legal no real sentido da palavra! Tem um amplo espaço, a estrutura é nova (é bem verdade que o imóvel é alugado, e daí?, o que importa é o atendimento ao contribuinte e cidadão, o que é feito com maestria), sofás assimetricamente organizados, estantes com as mais novas publicações dos temas jurídicos de legislação penal, além de uma mesa bem encerada com uma placa de identificação do Delegado em letras douradas, que parece receber lustre todos os dias, miniatura de um veículo da polícia, troféus e placas de homenagens. É assim a nossa Delegacia de Polícia, simplesmente um modelo a ser seguido, desmistificada de qualquer mini-série da rede globo que mostra uma Delegacia qualquer como um local sujo, enfumaçado e de características sombrias. Os tempos mudaram por aqui, as velhas lembranças da Delegacia na antiga estação da BR 356 não passam de simples memórias...
Não bastassem as melhorias estruturais com o novo prédio, vem a melhor parte. O Dr. Carlos Alberto de Andrade Souza, além do excelente trabalho à frente do comando da DP com as diversas apreensões e prisões de meliantes, que são procurados pelo Estado do Rio e Brasil, tem mais um dom muito especial. Quem vai à sua sala, além das verificações acima mencionadas notará que Dr. Carlos Alberto é um literato nato! Tem editadas duas obras muito interessantes, uma denominada "Sofismas?" e outra "Outro mundo". A que estou terminando de ler é espetacular! denomina-se "Outro mundo". Quem lê esta obra fica fascinado com as perguntas e respostas que são oferecidas de uma forma bastante "misteriosa" para assuntos como a violência, aquisição de bens materiais, cura pessoal, enfim, diversos assuntos do cotidiano de um ser humano que pode se descobrir a qualquer momento e mais, como lição: nunca é tarde para mudanças na sua vida.
QUEM É O DELEGADO CARLOS ALBERTO DE ANDRADE SOUZA?
Nasceu em 06/04/66 e escreve desde os 11 anos de idade. Tornou-se Bacharel e Pós- Graduado em Direito, exercendo atualmente o Cargo de Delegado de Polícia no Estado do Rio de Janeiro. Participou de várias antologias e publicou em 2001 o livro "Sofismas?".
VEJA UM TRECHO DO LIVRO "OUTRO MUNDO"
"Muitos são aqueles que nascem para criarem os perigos e poucos são os que vêm para evitá-los".
PARA SOLICITAR O LIVRO ENTRE EM CONTATO COM:
Ou vá à Delegacia de Polícia em São João da Barra, no centro da cidade, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte.
*Por André Pinto
VEJA O COMENTÁRIO DO DR. CARLOS ALBERTO, DELEGADO DE NOSSA COMARCA:
"Caro André Pinto Muito honrado, recebo estas magnânimas palavras que muito me enaltece e, sobretudo, serve de estimulo para esta dura cruzada contra o crime organizado. Afinal, servir bem e sempre é o meu maior desiderato nesta vida.Penso que o crime não existiria no nosso mundo se todos soubéssemos das conseqüências da "lei da ação e reação".À respeito da nossa obra "O outro mundo" uma ídéia é proposta convidando o leitor ao questionamento das coisas que o cercam. O que me deixa mais curioso é que esta obra me ensinou muito em vários aspectos: a criatura faz do criador o resultado do seu desígnio e esforço.A rápida passagem de parte da vida do personagem João Plácido nos ensina que a lei maior do universo - a lei da ação e reação - mostra-se infinitamente viva desde os primórdios daquilo que é ciência até o derradeiro suspiro do Criador.Muito obrigado".
Carlos Alberto de Andrade Souza - Delegado de Polícia de São João da Barra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro André Pinto

Muito honrado recebo estas magnânimas palavras que muito me enaltece e, sobretudo, estimula para esta dura cruzada contra o crime organizado. Afinal, servir bem e sempre é o meu maior desiderato nesta vida.
Penso que o crime não existiria no nosso mundo se todos soubéssemos das conseqüências da "lei da ação e reação".

À respeito da nossa obra "O outro mundo" uma ídéia é proposta convidando o leitor ao questionamento das coisas que o cercam.
O que me deixa mais curioso é que esta obra me ensinou muito em vários aspectos: a criatura faz do criador o resultado do seu desígnio e esforço.
A rápida passagem de parte da vida do personagem João Plácido nos ensina que a lei maior do universo - a lei da ação e reação - mostra-se viva desde os primórdios daquilo que é ciência e que irá durar até o derradeiro suspiro do seu Criador.

Carlos Alberto de Andrade Souza