segunda-feira, 16 de março de 2009

GRUPO THOQUINO RUMO A EXCELÊNCIA DA ISO 14000

Quem entra no site do Grupo Thoquino fica orgulhoso de ser sanjoanense. Sendo uma fábrica centenária, com belíssima história de fundação e muitos "causos" contados por seus antigos funcionários, desponta hoje no mercado internacional com exportação de vários produtos da índustria de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Ela detém também grande fatia de fornecimento do mercado nacional.
Navegar pelo site da Thoquino é sem dúvidas nostálgico e ao mesmo tempo se vê o presente austero e um futuro bastante promissor, que poucas empresas concorrentes do ramo de bebidas possuem. A implementação da ISO 9000 que versa pela qualidade total já foi alcançada e a atual missão do grupo é obter a certificação da ISO 14000, que versa sobre a gestão ambiental da empresa. Não Para por aí. A responsabilidade social da empresa já favoreceu muito São João da Barra, pois foi doada uma grande área para a Prefeitura fazer um hospital, há doações para o Asilo São João Batista e Educandário Santa Cecília, além de ter ajudado no carnaval de outros anos as Escolas de Samba Congos e O Chinês.
E só de pensar que esta empresa é genuinamente sanjoanense, nos causa muito orgulho. Para se ter uma idéia, o conhaque de alcatrão de São João da Barra, um dos produtos mais antigos da linha de produção, se não for o mais antigo, é considerado um produto que nunca mudou de fórmula, acompanhando outros centenários produtos tradicionais de outras empresas como o sabonete phebo, A pomada minâncora, o óleo de peroba e o leite de rosas.
A indústria de bebidas Thoquino sempre fez parte, em algum momento, da minha história de vida, posso dizer assim, pois a minha bisavó Reclina Amaral sustentava a família com a retirada de taboa dos brejos sanjoanenses para se fazer a palhinha nos teares da varanda de sua casa no propósito de se embalarem os antigos vasilhames de conhaque que iam de trem para a capital. Seu filhos e netos também trabalharam na fábrica. Meus primos e tios trabalham na fábrica atualmente. O curioso disso tudo é que meu sogro, que trabalhou na fábrica por muito anos, tem o apelido de "Zé Conhaque". Então, tenho a convicção que esta fábrica está meio que entranhada em minhas veias.
*Quem quiser conhecer mais sobre a fábrica acesse o site: http://www.thoquino.com.br/
*O Escritor sanjoanense Célio Aquino, que também trabalhou na Thoquino por anos, escreveu um ótimo livro denominado "Minhas histórias de São João da Barra" e quem desejar adiquiri-lo é só procurar seu filho Isaac na Rádio Ultra FM, ou postar um comentário no meu blog com o seu telefone de contato para que eu providencie junto ao Célio Aquino um exemplar.
* Uma outra dica é consultar a Revista "Boa Dose" de meu acervo, com 12 exemplares plenamente conservados. Poste uma mensagem no blog para que eu agende a mostra dos mesmos.

Um comentário:

Alexandre Saraiva Simões disse...

Boa noite grande amigo André!
Quero te parabenizar por mais uma matéria maravilhosa divulgada sobre a Thoquino...
E eu como funcionário a muitos anos,como vc sabe me sinto muito orgulhoso de trabalhar nessa empresa centenária e tão bem conceituada no mercado nacional e internacional...
principalmente por poder fazer parte e está vivenciando e participando diretamente da luta contínua da nossa empresa em prol da melhoria em busca de mais uma certificação,uma vez que já possuimos a iso 9001(sistema de gestão da qualidade),e agora estamos muito próximos de conseguirmos a 14001(meio ambiente) e a OHSAS 18001(saúde e segurança no trabalho) compromisso da "THOQUINO" que tenho certeza que vamos conseguir êxito em mais essa caminhada para nos mantermos cada vez mais atualizados e adequados as exigências necessárias e zelar por essa empresa que como você mesmo menciona e sabe é mantenedora de muitas gerações sanjoanense...
Muito obrigado pela matéria...
muito sucesso pra você sempre amigo....
um forte abraço do seu amigo Alexandre Saraiva Simões.