sexta-feira, 29 de maio de 2009

CORAIS DA COSTA MARÍTIMA DO NORTE FLUMINENSE CORREM O RISCO DE EXTINÇÃO

Uma forte denúncia foi feita por pescadores de Gargaú com relação às operações do navio draga coreano que está à serviço do Porto do Açu para aprofundamento do assoalho marinho que servirá de calha principal para a chegada dos super-toneleiros e cape-sizes de 220.000 toneladas.
Trata-se da degradação de corais com o despejo do "Bota-fora", bem como a presença da "nuvem submarina" proveniente dos materiais que ficam em suspensão por causa do revolvimento de areia e lodo do fundo do mar e acabam afastando os grandes cardumes da região.
O Blog do Roberto Moraes publicou a carta, depois o blog de Paulo Noel e agora o nosso blog dá apoio à divulgação do ocorrido. Temos que buscar a verdade, acima de tudo, para que sejam tomadas as medidas corretivas e adotem-se programas preventivos também para o caso em questão. O Porto do Açu agora é nossa vitrine para o mundo e não queremos nos tornar uma cidade conhecida por ter extinguido os preciosos corais da costa brasileira. Os pescadores poderão ficar com um entreposto lindo em Atafona, mas sem um único pescado para venda para os próximos anos, se a situação relatada for concreta e persistir à vista de todos.
Veja a carta na íntegra no blog de Paulo Noel
Veja a carta na íntegra no blog de Roberto Moraes
Veja abaixo o recife de corais de Abrolhos:

FOTO: coral de Abrolhos. Completamente protegido e objeto de estudos científicos.

O que é necessário para proteger e conservar os corais?

“São necessárias ações em diferentes escalas”, enumera o biólogo Rodrigo Leão de Moura, coordenador do programa de Ciência da ONG Conservação Internacional e co-autor de um estudo de degradação dos corais. “Em nível local, é preciso que haja a implementação adequada das áreas protegidas, o melhor uso da zona costeira, a recuperação de bacias hidrográficas e a ocupação ordenada da faixa litorânea. E, em nível mundial, precisamos combater o aquecimento global.”

Nenhum comentário: