sexta-feira, 1 de maio de 2009

SÃO JOÃO DA BARRA INGRESSA NA AGENDA DAS ÁGUAS

O Programa de Agenda de Águas nas Escolas, chegou à São João da Barra sob forte correnteza!.
Sendo uma iniciativa do INEA e as atividades à cargo da ONG GEMA, o projeto prevê , acima de tudo, uma difusão de Educação Ambiental continuada em escolas públicas municipais e comunidades.
Nesta semana, os encontros com os professores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação e também do Meio Ambiente aconteceram no Auditório Municipal Sarur Dauaire, com capacitação,palestras, filmes, debates e até experiências científicas simplificadas como demonstração de tratos com a água.
A coordenadora regional, que é Presidenta da ONG GEMA, Gleice Maria Fernandes, conduziu os trabalhos agregando os professores e professoras ao tema. O projeto prevê a construção de uma agenda da água, 22 eventos públicos, 22 campanhas, 10 visitas de intercâmbio entre os municípios envolvidos, produção de 01 caderno técnico informativo sobre gestão integrada de recursos hídricos entre outras atividades e parcerias na região hidrográfica IX.
As escolas participantes receberão um kit básico (mochila) de análises dás águas superficiais, de subsolo , entre outras. Este kit foi apresentado no encontro e é de muito fácil manuseio. O Projeto tem como foco estrito principal as análises e a sua devida escrituração em formulários próprios, mas visa em sentido amplo, a extender as atividades extra-classe com a interação de diversas linhas temáticas como mata ciliar, história dos rios, mapeamento de bacias, investigação da fauna e flora dos locais a serem visitados entre outros aspectos transdisciplinares.
Para maiores contatos:
e-mail:
Tel: (21) 2332-4531
(21) 2332-4816 FAX
Gelice Maria Fernandes
Tel: (22) 9855-2178

Nenhum comentário: