terça-feira, 26 de maio de 2009

PROJETO PÓLEN INTENSIFICA ATUAÇÃO NO NORTE FLUMINENSE COM IMPORTANTE PROJETO AMBIENTAL

A APA DA CEHAB EM S.J. DA BARRA SERÁ VISITADA NA Iª SEMANA INTEGRADA DE MEIO AMBIENTE DA REGIÃO NORTE FLUMINENSE
I Semana Integrada de Meio Ambiente da Região Norte Fluminense
Convite
Os Polos de Educação Ambiental de São João da Barra, Campos do Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, convidam Ilmºª para participar da I Semana Integrada de Meio Ambiente da Região Norte Fluminense. O objetivo, justificativa, resultados esperados, metodologia, áreas de estudo e sujeitos da ação de tal evento estão descritos abaixo.
Objetivo: Reconhecer o ecossistema manguezal da região norte fluminense, fazendo leitura crítica da realidade apresentada.
Justificativa: O ecossistema Manguezal do Norte Fluminense tem sofrido com impactos antrópicos. Devido a esta situação, busca-se contribuir com projetos e ações que visam despertar para a necessidade de preservação e conservação desta categoria de ecossistema.
Resultados esperados: Produção de documentário em DVD e cartilha a serem, posteriormente, utilizados como instrumento para a prática da Educação Ambiental (EA) na comunidade escolar e nas secretarias municipais. Será elaborada também uma carta de intenção direcionada aos Órgãos Públicos competentes, mostrando a importância dos Manguezais visitados e a relevância em preservá-los. Referida carta será redigida conjuntamente pelos três Municípios (Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra).
Metodologia: A atividade “Expedições aos ecossistemas” ocorrerá por meio de visita guiada por especialistas em ecossistemas de mangue. As informações serão registradas através de recursos audiovisuais.
Área de estudo e sujeitos da ação: As áreas de estudos serão mangues pertencentes aos municípios de Campos dos Goytacazes, SFI e SJB. Os sujeitos da ação são educadores ambientais dos pólos de Educação Ambiental dos referidos município bem como seus convidados.
Beneficiados pela ação: Professores da rede pública municipal de ensino e secretarias dos três municípios terão acesso e poderão fazer uso do documentário e cartilha produzidas por esta ação.

Nenhum comentário: