sábado, 23 de maio de 2009

INSTITUTO TERRA TRAZ ALERTA À PRESSÃO DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL

ALERTA NACIONAL!
O conflito entre o agronegócio e a sociedade está instaurado no Congresso e no Governo. A bancada ruralista, o Ministério da Agricultura e a Confederação Nacional da Agricultura se organizam para derrubar a mais importante conquista legislativa do país para a conservação da natureza e da população: O Código Florestal. Este código é quem determina, por exemplo:
· a largura mínima de floresta nativa protetora dos rios, nascentes, lagoas e reservatórios;
· a proteção de florestas no topo das serras, encostas declivosas e chapadas;
· a proteção dos ecossistemas de altitude, extremamente sensíveis ao uso;
· estabelece o percentual mínimo obrigatório de floresta nas propriedades rurais, necessário para a manutenção do equilíbrio ecológico;
· o registro, uso e comercialização de motoserras;entre tantos outros temas extremamente relevantes para a proteção dos ambientes naturais brasileiros.
Com um discurso completamente antiquado e que vai na contra mão das preocupações globais, o agronegócio - sobretudo o da pecuária e da soja - propõe um novo Código, considerado absurdo pelo próprio Ministério do Meio Ambiente. A organização que congrega a agricultura familiar e as maiores empresas de silvicultura (plantio econômico de florestas) já se colocaram contra a proposta, afirmando publicamente que o Código Florestal não é um impeditivo a produção nacional, como falam os representantes do agronegócio. Chamamos todos e todas a divulgar esta manobra política que quer arrasar com as florestas e outros ecossistemas deste país. Se você conhece alguém que faça parte de alguma organização rural, peça que se pronunciem contra esta manobra, que só beneficia aqueles que não se importam com a saúde da terra e da população.
Salvem o Verde da Nossa Bandeira!
Instituto Terra de Preservação Ambiental

Nenhum comentário: