segunda-feira, 4 de maio de 2009

HOJE, DIA NACIONAL DO EX-COMBATENTE, LEMBREMOS DO VISCONDE DO RIO COMPRIDO E OUTROS

Gravura: Guerra da Tríplice Aliança
Hoje comemora-se a data nacional em homenagem ao ex-combatente. Muitos foram os heróis de guerra que se destacaram nas lutas de fronteiras afora para defender as terras brasileiras de invasores externos e para demarcarem o nosso território, trazendo o conceito de nação e soberania.
Destaco aqui a figura do sanjoanense José de Oliveira Barbosa, que foi o Ministro de Guerra escolhido por D. Pedro II para defender o Império e ainda foi deslocado para Angola para gerir conflitos.
Destaco aqui também, sem me lembrar do nome, de um herói de guerra sanjoanense que lutou na Guerra do Uruguai, voltou para S.J. da Barra, mas ,segundo historiadores, o mesmo morreu na pobreza e sem o reconhecimento de seu grande mérito. O escritor e amigo Carlos Sá sabe o nome deste bravo guerreiro que representou São João da Barra numa das batalhas mais lembradas de nosso país. Resgatemos a história!
Não Posso esquecer o nome do sanjoanense Silva Coutinho, que deixou de ser militar, para ser engenheiro, paleontólogo, indigenista, geólogo etc, demarcando brilhantemente as nossas fronteiras com o Perú, num período em que a Selva Amazônica era inóspita e cheia de perigos.
Em breve o blog colocará neste site a história completa destes sanjoanenses que merecem ter em São João da Barra um Panteon à altura dos heróis de Guerra brasileiros, mesmo que o Panteon seja virtual...

Nenhum comentário: