quarta-feira, 27 de maio de 2009

ESTADO DEVE MAIS INCENTIVO AO TURISMO

PROPOSTAS DO CADERNO DE TURISMO PODERÃO TORNAR-SE EMENDAS DA LOA
Ações para desenvolver o turismo no estado, propostas no "Caderno de Turismo" que está sendo elaborado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, poderão ser apresentadas como emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA). O estudo, que pretende identificar, em parceria com a equipe de Economia da Federação de Comércio (Fecomércio) e com o Núcleo de Geografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), as potencialidades econômicas dos 92 municípios para o setor turístico, foi apresentado pela primeira vez à Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio nesta terça-feira (26/05). "Esses dados serão úteis para que o Rio aproveite melhor os recursos fornecidos ao Programa de Desenvolvimento do Turismo pelo Governo federal e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além disso, um estudo feito em conjunto entre a sociedade civil organizada e o Parlamento tem menos erros", disse o presidente da comissão, deputado João Pedro (DEM).
O parlamentar também criticou a atenção dada ao turismo pela política pública atual. "Conversei com secretários municipais de Turismo de diversos lugares que afirmaram nunca ter tido contato algum com a Secretaria de Estado. Falta presença do Governo", argumentou o democrata, que sugeriu ao Fórum uma estratégia para ampliar os dias de permanência do turista no estado. "Fiz uma pesquisa que verificou que hotéis estão esvaziando-se em pleno final de semana. Temos que achar meios para manter os visitantes no estado nesses dias", disse João Pedro. Membro efetivo da comissão, o deputado Comte Bittencourt (PPS) acusou o estado de investir pouco dinheiro no Turismo. "A Companhia de Turismo do Estado do Rio (TurisRio) faz milagres para se manter. A política pública para o setor não pode ser voltada apenas para os grandes eventos", justificou o parlamentar.
O delegado titular da Delegacia de Atendimento a Turistas (Deat), Fernando Pouca, disse que irá colaborar para a recuperação da credibilidade da sociedade na polícia para que isso possa trazer mais turistas para o Rio. "É importante a participação da polícia não só na repressão como também em discussões como estas", afirmou Pouca. Participaram também na reunião representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), da Fecomércio, da Turisrio e das prefeituras de Mendes e Resende.
Fernanda Pedrosa
Diretora-geral
daDiretoria de Comunicação Social da Alerj
(21) 2588-1404 / 2588-1627
(21) 9981-5119

Nenhum comentário: