quinta-feira, 14 de maio de 2009

A REGIÃO COSTA DOCE SE ORGANIZA E INCREMENTA O TURISMO

Foto: Delta do Paraíba do Sul entre São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. Um lindo patrimônio Natural que deve ser tombado como Patrimônio da Humanidade.
A AGÊNCIA PORTAL COSTA DOCE DE TURISMO RECEPTIVO - sob a gerência de Andre Pinto (Guia em Turismo Científico e ambientalista) e de propriedade de Maysa Inês, estará participando de um "famtur" na vizinha cidade de São Francisco do Itabapoana à convite do Projeto Pólen de São Francisco do Itabapoana, Campos e São João da Barra.
O intuito da visitação é o de se conhecer melhor os atrativos naturais, culturais e históricos de São Francisco do Itabapoana para o incremento do desenvolvimento do turismo ecológico, científico, rural, pedagógico, histórico, de negócios e outros. A visitação ao ecossistema da APA da CEHAB em São João da Barra já aconteceu no último dia 27/04 e foi um verdadeiro sucesso, inclusive com a coleta de águas fluviais do entorno da APA para análises. Depois será a vez de Campos dos Goytacazes que escolherá os locais a serem visitados.
O Projeto Pólen São Francisco do Itabapoana vem tomando iniciativas muito plausíveis em conjunto com os núcleos de São João da Barra e Campos, pois o entendimento é que, com a "glocalização", ou seja, os problemas locais idênticos que somam para alterações em nível global, têm que ser trabalhados em conjunto para a melhoria do meio ambiente, pois a natureza é um sistema interligado e não está isolada das interferências humanas e de outras interações.
O roteiro que será feito dia 20/05/09 em São Francisco do Itabapoana engloba a visitação ao manguezal do Delta do Paraíba do Sul - que tem a maior árvore de mangue preto do Brasil, localizada no mangue de Muritiba - a visitação à fazenda do Barão Von Kummer que criou a Typiti, a visitação à unidade de conservação da Mata do Carvão e ao sítio arqueológico da Praia de Manguinhos. Para uma outra oportunidade serão visitados o sítio da Alma Pura na Ilha do Lima, que é um resquício de "Sambaqui" e também a região de Deserto Feliz que já teve ocupação de quilombos, no período da escravidão. São Francisco tem história!!!
Em breve, neste blog, as fotos do "famtur" e uma matéria exclusiva pra lá de interessante sobre estes atrativos turísticos!!!

Um comentário:

Jéssica Carvalho disse...

André gostei muito do seu blog.
Fico feliz em ver que seu saudoso pai deixou frutos.
Aliás gostaria de ressaltar o quanto a obra dele foi importante para uma pesquisa que realizei sobre a origem dos escravos africanos em Quissamã, cujo resultado foi um capítulo do catálogo publicado pela prefeitura de lá.
Estou colocando link do meu blog para o seu.
Vcs tem algum exemplar o livro do seu pai sobre Karucango rei? Têm anos que tento conseguir um acho até que em outra ocasião cheguei a ligar para alguém da sua familia.
Um abraço.