domingo, 7 de junho de 2009

BANCO PARTICULAR DE SEMENTES E MUDAS DE ANDRE PINTO FAZ DOAÇÃO PARA APAE DE SÃO JOÃO DA BARRA DE ESPÉCIES NATIVAS E EXÓTICAS

Foto: Banco de sementes e mudas de Andre Pinto em momento de grande produção. Estas mudas da foto já foram doadas para diversas instituições. Crédito da foto: Andre Pinto.

Na semana do Meio Ambiente, o banco particular de sementes e mudas de Andre Pinto fez a doação de mudas frutíferas e não frutíferas à APAE de São João da Barra, sob a direção da competente Marta, que também esteve à frente do Conselho Tutelar com ótimos serviços prestados à comunidade sanjoanense.

Foram doadas mudas de mangueira, castanheira, pitangueira, abacateiro e ainda bambu indiano. O banco de sementes e mudas aceita doações, basta deixar recados neste blog clicando em comentários, no final do texto.

O HISTÓRICO DO BANCO DE SEMENTES DE ANDRE PINTO

O banco de sementes já existe há algum tempo e foi criado para disseminar a idéia do plantio de fruteiras nativas e outras espécies da região. Geralmente as pessoas que gostam de frutas, após comê-las jogam suas sementes no lixo. Se todos tivessem a voluntariedade de guardá-las e doá-las para os que têm interesse de plantio, o mundo seria mais verde, com mais sombra, mais alimentos e com ar mais puro, com certeza.

Resolvi receber então, a partir de algum tempo atrás, doação de qualquer tipo de sementes para poder se extrairem mudas a serem distribuídas aos amigos da cidade. Já fiz várias doações a exemplo de um grupo de teatro do Colégio Estadual Alberto Torres, aos munícipes numa campanha contra o aquecimento global promovido pelo Partido Verde, à proprietários de sítios, ao Mini Espaço da Ciência do CIEP Gladys Teixeira, e ultimamente ao próprio Horto Municipal de São João da Barra. Queria eu, ter um espaço maior na minha casa!

Agradeço a alguns amigos de consciência ambiental que sempre procuraram separar sementes para mim, como Carlos sá, Sr. Mallet, Getúlio Alvarenga e minha própria mãe Cecília Pinto e meu irmão Luiz Alberto.

O que já foi plantado e doado:

Grumixama, jabuticaba, jaca pau, jaca manteiga, sibipiruna, ipê roxo, ipê branco, ipê rosa, ipê amarelo, Chagas de Cristo, juá, aroeira, manga, mamão, amoreira, abacateiros, castanheira, jurubeba, cacau, cabeluda, pitanga, acerola, abricó, ingá etc.

3 comentários:

ECOAR - Blitz para questões ambientais disse...

Adorei a idéia de poder fazer doações ao banco...
Outras coisa, trabalho no SESC Campos e precisava falar com uma certa urgência com vc...peço que me ligue (22) 2725-6684 / 1209, a tarde.
Grata,
Ana Lúcia

Anônimo disse...

Ola Andre, desenvolvo um trabalho em parceria com o sesc campos, estamos deslumbrados com seu trabalho, porém não achamos seu contato. Desixo o meu para que possamos dar sequencia a essa conversa.
elisangelabh2003@yahoo.com.br.

Dalmo disse...

fico feliz em saber, que existem pessoas que pensam como eu, felicitu-om por esta maravilhosa iniciativa, faço um trabalho solitario, ja fiz e doei oitocentas mudas, 95% frutiferas,tive dificuldades financeiras, por isto vou vender a baixo custo mudas para manutençao do viveiro, que fica no fundo do meu quintal, onde crio tilapias em dois pequenos poços, passe-me seu endereço para que eu possa mandar algumas sementes...visite tambem meu blog:doidopelanatureza.continue assim, parabens!