sexta-feira, 1 de maio de 2009

CÃMARA MUNICIPAL E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE FARÃO REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA NA SEGUNDA PRÓXIMA

Se tem algo digno de aplausos nestes dias turbulentos e de difíceis convivências é o respeito à informação. A democratização da informação torna o cidadão mais consciente de seus direitos e deveres para com a sociedade.
Eu mesmo, por causa de matérias que coloquei neste blog, que prefiro nem mencionar, fui até de certa forma mau interpretado. Só por que buscava a verdade. tudo bem, vamos adiante...
O princípio da informação está insculpido na Constituição Federal como garantias individuais e coletivas. Neste intuito, parabenizo a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Lúcia Regina, neste 1º de maio - dia de descanso do trabalhador - que foi ao programa matinal do competente âncora Emilson Amaral, na Rádio Barra FM, que é uma rádio comunitária que presta excelentes serviços de utilidade pública em São João da Barra, para poder dar a informação de como andam os serviços da saúde no município e os avanços que a municipalidade teve em serviços e equipamentos desde o início do Governo Carla Machado.
Mas nem tudo são flores. Dra. Lúcia foi informar aos munícipes que, por determinação judicial, os contratos de diversos profissionais da saúde se extinguiram ontem, o que, de certa forma, causará um caos no sistema municipal de saúde sanjoanense.
Antes de entrar no assunto de denuncismo, que Dra. Lúcia alegou partir das atitudes do Sr. Alcides "Português", explicitou, que os munícipes tiveram ganho na assistência dos serviços de parto, tendo aumentado o número de partos em S. J. da Barra em quase 50 %, diminuindo a evasão para outros hospitais regionais. Falou da contratação de médicos de diversas áreas, das campanhas médicas, do programa de saúde da família, das policlínicas instaladas, dos exames médicos e de cirurgias feitas no município e em convênio com outros, de pequena, média e grande complexidade. Enfim, diagnosticou os avanços da Saúde como um todo no município.
No entanto, Dra. Lúcia exemplificou que a partir de ontem o sistema teve grande "baque" pois, por iniciativa de denúncia de um cidadão, acabou o sistema de saúde sendo interropindo e os reflexos do caos começam a se instalar no território sanjoanense. Os Postos de Mato Escurto e Açu serão fechados por falta de profissionais. Há um grande número de pessoas enfermas que necessitam de fazerem os curativos diariamente. Já se pensa em fazer mutirões com voluntários da saúde para ajudar a estes enfermos.
Não só por lá se vive o caos, aqui na sede o posto sofrerá impactos e assim por diante. Segundo Dra. Lúcia, so há dois técnicos de enfermagem concursados no município. Segundo informações ainda da própria Dra. Lúcia, o Ministério Público Estadual, através do Dr. Promotor Marcelo Lessa se manifestou solidário, mas disse que o caso em questão é de competência federal e não pode haver interferência.
Com a informação da situação, a Câmara Municipal de São João da Barra fará uma reunião extraordinária para tratar do assunto, segundo informações por telefone do Presidente da mesma à rádio, o Vereador Alexandre Rosa, que pretende fazer reunião conjunta com Conselho Municipal de Saúde. A população deve comparecer em massa!
Segundo o Vereador Aluízio Siqueira, "a iniciativa de Alexandre Rosa é louvável e responsável e o que importa é o trato com a população que não pode parar, deixando as diferenças políticas de lado". Aluízio ainda falou por telefone à Rádio Barra que "a cabeça daquele que denuncia acaba atingindo todo o povo sanjoanense e essas atitudes não deviam ser tomadas, pois todos nós vamos sofrer". Terminando a ligação, Aluízio Siqueira, positivamente afirmou - "Temos que botar as coisas para funcionar como antes".
A situação tenderá a se amenizar com a realização do Concurso Público da Saúde a ser feito nos próximos dias 16 e 17 deste mês, mas, segundo Dra. Lúcia, ainda não será suficiente para aguentar toda a demanda do município que saiu dos serviços "feijão com arroz" dos governos passados e que passou a ter atendimento de excelência com o governo Carla Machado.
Obs.
Parabéns Dra. Lúcia Regina e Emilson Amaral por trazerem esclarecimentos que precisam se tornar públicos! Parabéns ao Presidente da Câmara Municipal Alexandre Rosa que é formado em Gestão Pública e está exteriorizando o que aprendeu na teoria com muita maestria. A Constituição Federal está sendo colocada em primeiro plano e também agradece!. Vamos adiante!

2 comentários:

fernando torres disse...

André, a postagem é oportuna, liberdade de expressão, preconizada na CF de 88, mas limitado, a não imputar algo a pessoa que venha de encontro com a sua moral, desde que não possamos provar, sob pena de sofrermos sanção caso seja acionado o judiciário.
Dia do trabalhador, Dra. Lúcia, vem explicar aos sanjoanenses o porque do caos na saúde, o denuncismo de Alcides Português.
Quem tem que decidir o que fazer sobre a questão SAÚDE não é o presidente da Câmara, mas sim a Prefeita Carla Machado, que, pelo que consta tem aprovação de quase cem por cento da população, e quem comanda o Município pelo voto e não por imposição - de que forma seja -, que, inclusive, administra sem a maioria na Câmara - segundo Folha da Manhã - o presidente do legislativo quando o quorum lhe for desfavorável, esvazia para que não haja votação. Questão de saúde não se brinca. Agora a Prefeita terá que procurar um meio de contratar até que se faça o concurso.
Fernando Torres.

cidadão e morador disse...

Caro amigo André, a prefeita não sabia que teria que afastar essas pessoas que trabalhavam sem concurso. Ela sabia que teria que fazer o concurso. por que não o fez? Ela foi enrolando e acabou dando no que deu.
Colocar a culpa numa pessoa que fez algumas denuncias é muito fácil, isso na realidade é para se eximir da culpa e da falta de comprometimento com nosso povo, que há muitos anos vem sofrendo com má gestão, e, ela, está nesse rol de maus gestores.
A maioria das pessoas que trabalham na saúde, nos caso de enfermeiros, técnicos e outros mais são de fora. è só ir ali na Santa C\asa que vc não conhece ninguém, e todos contratados, sei disso porque tenho um parente que é da área de saúde e não teve chance nesse atual governo, e olhe que mora aqui. Colocar as culpa em outra pessoa é muito fácil.
Outro dia tive que ir no hospital(emergência), a falta de de lencçois e medicamentos e outras coisa mais era comum e sgundo as poucas pessoas que trabalhavam alí falaram que era comum, mas como vc disse, o nosso competente Emilson, quando nós ligamos para rádio, ele não deixa falar sobre isso, fala nos bastidores, dizendo que irá falar, mas enrola e não fala.
Caro amigo, André, flando em duncismo, como estão aqeules processos da Contruflu, estrada do imbaíba e a ong de São Fidélis.
Um abrço a vc, espero que publique.
Outra coisa, tem várias pessoas nomeadas que não trabalham, que só ficam em frente da prefeitura coçando o saco, seria de bom alvitre que dispensasse esses "trabalhadores" e renomeasse essas pessoas que foram dispensadas, que realmente trabalhariam e prestariam um excelente serviço para nossa cidade.