sexta-feira, 22 de maio de 2009

O BANDO - UMA TRADIÇÃO SANJOANENSE QUE NÃO DEVE SER ESQUECIDA

O saudoso escritor sanjoanense João Oscar tem anotado em seus caderninhos de páginas amareladas algumas quadrinhas muito interessantes, que podemos identificar que foram utilizadas em "Bandos" por certos trechos da cidade. É assim a quadrinha:
Uma tourada em Madri
Ernesto queria ver
Dando carta branca a Cici
Para tudo resolver.
Enquanto o povo reclama,
Enquanto reclama o povo,
O Décio está desfilando,
Guiando o seu carro novo.
João de Zed foi pescar
Com Fernando de Chiquito,
Mas em vez de camarão
Pegaram cana e mosquito.
Sou campeão do Pontal
garante Genaldo Biluca,
Mas, é Campeão do Pontal
É mesmo, o Rui Sururuca.
O resultado do dia,
Se deu macaco ou carneiro...
O resultado do dia,
Quem sabe é Mário Pinheiro
João Benedito de Pato
Tomando um porre de atleta,
Além de perder a cabeça,
Perdeu sua bicicleta.
Quando dois times se encontram
No futebol desta terra
O estádio municipal
Parece um campo de guerra.
Nossa cidade já tem
Um jornal de muita garra,
Por isso é bom ajudar
A "Voz de São João da Barra"
Campos já está preparando,
Com fogos de artifício,
A festa de enforcamento
Do nosso João Patrício.
Hoje o Nonô "carcereiro"
Não bebe e não fuma porque
Fica lavando o fogão
Ou fazendo o seu crochê.
Com a história do Kung
Que não gosta de mulher,
Muito chinês por aí,
Está ficando lelé.
O bando era uma espécie de chamamento do povo, onde um grupo de foliões ou artistas ia de carroça de boi ou mesmo carroça enfeitada, passando por diversas ruas e lendo ou encenando situações engraçadas e curiosas do cotidiano dos moradores do local, provocavamo riso e as curiosidades das pessoas. O Grupo Nós na Rua resgata o "Bando" nas festividades da cidade. Viva a cultura sanjoanense!
O CASO DE FEIRA DE SANTANA , NA BAHIA...
Foto: Um bando sai às ruas de Feira de Santana, resgatando a tradição.
Em julho de 2007 a Universidade Estadual de Feira de Santana e os feirenses empenhados em resgatar a identidade e os valores culturais da cidade, levaram às ruas o Bando Anunciador da Festa de Santana, padroeira do município, que havia sido proibido em 1986, em razão de decreto municipal e de decisão da cúpula da Igreja Católica. Desse modo, os folguedos de rua foram suspensos, como a “lavagem da igreja”, a “levagem da lenha” e o Bando Anunciador. Originalmente, o Bando era composto de grupos procedentes de diferentes bairros da cidade e saía da praça da Matriz às 5 horas da manhã, com alvorada de fogos de artifício. Em julho de 2007, com programação organizada pelo Centro Universitário de Cultura e Artes (CUCA) foi oficializada a volta de Bando Anunciador às ruas da cidade. Houve exposição de fotos antigas do acervo do artista plástico Juraci Dórea, palestra sobre o tema, e no domingo a saída do Bando. Em 2008, entusiasmado com o projeto, o professor José Carlos Barreto de Santana, reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) afirmou que 2007 foi o ano da experiência. “Neste ano houve a consolidação do Bando Anunciador. As pessoas, em número bem maior, saíram de suas casas para ver o bando passar, para participar da festa. Isto é emocionante e demonstra que o projeto é da UEFS, mas o Bando é uma tradição da cidade, é do povo”. Além de proferir a palestra que antecedeu a saída às ruas do Bando Anunciador em 2007, registrei as fotos que publiquei hoje no PinFotos; elas também fizeram parte da exposição realizada nas dependências do CUCA em 2008. Como considero o projeto de grande importância para a cidade e para o povo de Feira de Santana, e em prol da luta pelo resgate da cultura local, acho que cumpri com a minha obrigação. Quem sabe os leitores estarão aqui no próximo ano para participar da festa? Serão bem vindos!

Um comentário:

Silvano Motta disse...

Amigo André,

O "Nós na Rua" informa: Este ano tem o Bando na Avenida no dia 19 ou 20/06, dentro dos festejos do município!
Aguarde maiores informações!
Até!