segunda-feira, 11 de abril de 2011

AÇU TERÁ CONSULTA PÚBLICA PARA DEBATER CRIAÇÃO DE PARQUE ESTADUAL

Foto: Lagoa do Açu com a super produção de ostras bivalves, muito apreciadas na gastronomia dos grandes centros, com o o nome de "berbigão" ou "vôngole". Crédito das foto: João Batista Rocha.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) faz, no próximo dia 14, às 17h, no Açu, a segunda consulta pública sobre a criação do Parque Estadual da Lagoa do Açu. De acordo com a proposta do instituto, a unidade de conservação de proteção integral vai abranger áreas de restinga no município e em Campos, além da Lagoa do Açu, parte da Lagoa Salgada e o Banhado da Boa Vista, com um total de 7.990 hectares. A primeira consulta pública foi realizada em Campos, no dia 23 de março.

Em 1992, a região foi elevada à condição de Reserva da Biosfera pela Unesco. O Ministério do Meio Ambiente, através da Portaria nº 126, de 27 de maio de 2004, passou a considerá-la como alta prioridade para a conservação da biodiversidade, recomendando, inclusive, a criação de uma unidade de conservação. As áreas alagadas do futuro parque também são importantes: o Banhado da Boa Vista, situado próximo ao Farol de São Tomé, é reduto de espécies endêmicas de peixes e sítios de pouso e nidificação de aves migratórias.

A Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (Sigep) classificou a Lagoa Salgada como um sítio geológico e paleontológico, devido à única ocorrência de estromatólitos (vestígios minerais de atividade microbiana de épocas passadas) do Brasil e, provavelmente, da América do Sul. Ocorrências semelhantes foram constatadas até o momento na Austrália, China e Estados Unidos, inclusive no Parque Nacional de Yellowstone.

A criação do parque também vai proporcionar oportunidades para o desenvolvimento do ecoturismo na região, protegendo áreas que podem ser utilizadas para a prática de esportes como canoagem e windsurf.

A consulta pública, promovida pela Diretoria de Biodiversidade do Inea, será realizada na sede da Associação de Moradores da Praia do Açu, no 5º Distrito de São João da Barra. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Gerência de Unidades de Conservação de Proteção Integral da Diretoria de Biodiversidade, pelos telefones (21) 2332-5515/ 2334-6207, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.


SERVIÇO
Local do evento: Associação de Moradores da Praia do Açu - AMPRAÇU.
Horário: 17 horas

Nenhum comentário: