sábado, 2 de abril de 2011

SJB: TURISMO CIENTÍFICO EM ALTA NO PONTAL DE ATAFONA

Estudantes da cidade de Formiga - MG, visitam Atafona para pesquisas geológicas. Crédito da foto: Andre Pinto.

Além da aula ao ar livre, os estudantes fizeram coleta de material quartzoso da foz. Crédito da foto: Andre Pinto.

O instrutor do grupo, de camiseta preta e boné bege, levava um instrumento de coleta de materiais geológicos à mão. Crédito da foto: Andre Pinto.

Atafona tem sido a vitrine de pesquisas nos mais variados temas. Crédito da foto: Andre Pinto.

ESTUDANTES DE FORMIGA - MG, VISITAM FOZ DO RIO PARAÍBA DO SUL

Quem esteve à passeio no Pontal de Atafona, na foz do delta do Rio Paraíba do Sul, nesta manhã de sábado ensolarado, pode ver um grupo de estudantes e um instrutor, vindos da cidade de Formiga - Minas Gerais - à procura do forte turismo científico que a região vem tendo.

Segundo pude observar, o grupo de estudantes é ligado ao ramo de geologia e veio à foz no intuito de conhecer a sedimentação que ocorre no local, carreados pelo Rio Paraíba do Sul pelo seu percurso de mais de 1.150 km. Temas como o manguezal, qualidade da água, concentração demográfica ribeirinha e outros assuntos foram passados para os estudantes pelo seu instrutor, e muitos fotografavam tudo e faziam anotações.

A cada dia que passa, o nosso delta e a foz estão sendo cada vez mais estudados, sejam pelas alterações climáticas, construções de hidrelétricas à montante do rio, projetos de transposições, ou pelas pesquisas relacionadas ao Porto do Açu. Várias teses tem sido levantadas mostrando os novos impactos Ambientais que serão causados ao Rio Paraíba do Sul.

Sejam bem vindas as universidades! A rede hoteleira e de alimentação agradecem! O meio ambiente, então, nem se fala!

Nenhum comentário: