quinta-feira, 7 de abril de 2011

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SEMASP LANÇA PROJETO EM SJB

Os coletores menores serão instalados nas escolas que teham uma quantidade menor de estudantes ou pouco espaço interno.

Os coletores maiores serão instalados nas escolas com grande quantidade de estudantes e que tenham uma área externa considerável.

O caminhão da empresa União Norte Fluminense foi todo adaptado para o serviço de coleta seletiva nas escolas.

De um lado da corroceria, as baias separadas para descarte de papel e plástico.

De outro lado, há baias para colocação de vidro e metal.

As equipes do Núcleo de Educação Ambiental e União Norte Fluminense visitaram as escolas (envolvidas na primeira fase do projeto) para saberem a demanda de resíduos produzidos e quantidade de estudantes, bem como conversaram com as diretoras e orientadoras pedagógicas para saberem o melhor lugar para se colocarem os coletores.

A Escola Municipal Dioonélia G. Santos, em Atafona, vai iniciar o projeto nesta quinta-feira, 07/04/2011.
PROJETO "COLETA SELETIVA NA ESCOLA" TERÁ INÍCIO NESTA QUINTA-FEIRA

    O Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra (SEMASP), lança nesta quinta-feira, dia 7 de abril, às 8h e 30 minutos, na Escola Municipal Dionélia G. Santos, em Atafona, o projeto "COLETA SELETIVA NA ESCOLA”, que se concretizou por intermédio de uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos e Educação e Cultura com a empresa União Norte Fluminense. Já confirmaram presença no lançamento os secretários de Meio Ambiente e Educação e Cultura, Marcos Sá e Antônio Neves, bem como os representantes do Gabinete da Prefeita, além de autoridades e parceiros institucionais.

    O evento contará com a apresentação, pela empresa União Norte Fluminense, de caminhão específico que será usado na coleta seletiva nas escolas, colocação de coletores para descarte de papel, plástico, vidro e metal. Além de palestra a ser ministrada por representantes do Núcleo de Educação Ambiental. Logo depois da palestra haverá apresentação de um desenho animado de curta metragem sobre resíduos sólidos intitulado "Tá limpo".

    Nesta primeira fase do projeto serão contempladas 14 escolas, entre elas, duas escolas particulares, alcançando o 1º 2º e 3º Distritos. O intuito do projeto é o de se alcançar 100% das escolas do município nas fases seguintes. Pretende-se com a implementação, conscientizar os estudantes da rede pública municipal e particular, dos benefícios que a coleta seletiva traz ao meio ambiente e à ecologia humana, evitando-se degradações e sobrecargas em lixões e cursos hídricos bem como evitar a proliferação de doenças, como a própria dengue, por exemplo. Nesta primeira fase, estima-se que 3.514 estudantes participem das ações de coleta seletiva nas escolas, além do pessoal de apoio, professores e diretoras.

    As palestras terão o caráter de educação ambiental continuada, com a visitação previamente agendadas pelas escolas, dos funcionários da União Norte Fluminense e do Núcleo de Educação Ambiental, além da participação da estudante sanjoanense Marcela Santos Silva, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Cândido Mendes (Campos/RJ), que fará pesquisa de campo com as escolas e está para apresentar uma monografia de conclusão de seu curso com o tema" Análise da Eficiência na Implementação da Coleta Seletiva das Escolas do Município de São João da Barra".

    André Luis Rodrigues Pinto, um dos responsáveis pelo núcleo, destaca a importância desse trabalho. “O início e continuidade dos trabalhos de conscientização da coleta seletiva nas escolas é muito importante, pois possui elevado grau de capilaridade, ou seja, consegue firmar na formação do intelecto das crianças a ideia e discernimento do descarte correto de resíduos e o amor ao meio ambiente, e estas acabam passando para seus pais e parentes os ensinamentos aprendidos nas escolas”.

Nenhum comentário: