quinta-feira, 7 de abril de 2011

NO DIA MUNDIAL DA SAÚDE, ESCOLA DE ATAFONA INICIA PROJETO DE COLETA SELETIVA

Foto (da esquerda para direita): A Assessora, Denise Vasconcelos; a pesquisadora sanjoanense ,Marcela Santos Silva; a Diretora, Maria Ângela; o Secretário Mun. de Educação, Professor Antônio Neves; o Secretário Mun. de Meio Ambiente, Marcos Sá e; o assessor de planejamento e gestão ambiental, Andre Pinto. Crédito da foto: João Batista Rocha.

Foto: A bióloga da SEMASP, Viviane Gonçalves, ministrou uma palestra sobre coleta seletiva aos estudantes do Dionélia G. Santos. Crédito da foto : João Batista Rocha.

Foto: Estudantes aprenderão a coleta seletiva na prática com os coletores de plástico , papel ,vidro e metal . Crédto da foto: João Batista Rocha.

Foto: O caminhão da empresa União Norte Fluminense foi todo adaptado para o recebimento do material da coleta seletiva nas escolas. Crédito da foto: João Batista Rocha.
Projeto Coleta Seletiva nas Escolas é lançado oficialmente em SJB


* Por Fabricio Berto

    A Prefeitura de São João da Barra, através das Secretarias de Meio Ambiente e Educação e Cultura e em parceria com a empresa União Norte Fluminense implantou, oficialmente o Projeto Coleta Seletiva na Escola. O objetivo é desenvolver um trabalho de educação ambiental visando mostrar para os alunos a importância e viabilidade da coleta seletiva.

    O lançamento do projeto, na nesta quinta-feira, contou com a presença de aproximadamente 53 alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Dionélia Gonçalves Santos. “Nessa primeira fase o projeto atenderá 3.500 estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, de 14 escolas (12 municipais e 2 particulares)”, comentou o secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves.

    Segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcos Sá, a finalidade é conscientizar a população através dos alunos que se tornarão multiplicadores da preservação ambiental. “É necessário dar um destino adequado ao lixo evitando a propagação de doenças com o resíduo sólido em local inadequado”, disse Marcos Sá, acrescentando que é preciso preparar a comunidade para receber o Projeto Coleta Seletiva nos bairros.

    – Assim estaremos dando um destino correto e diminuindo a demanda de lixo por pessoa, tendo condições de aproveitamento de reciclagem desses materiais evitando gastos de energia elétrica para produção desses materiais recicláveis e menos destruição da natureza – destacou o secretário.

    Na oportunidade, o Núcleo de Educação Ambiental junto com a secretaria de Educação exibiu do filme “Ta Limpo” e a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Viviane Gonçalves, ministrou palestra sobre a Importância da Coleta Seletiva.

    De acordo com André Pinto, integrante do Núcleo de Educação Ambiental, o filme conta a história de um "urubu azul" que visita uma comunidade e ensina boas práticas de higiene e limpeza e acaba levando as pessoas a conhecerem uma Usina de Reciclagem, com isso há uma mudança de hábitos da comunidade que passa a ter mais consciência sobre a coleta seletiva do lixo e a geração de renda solidária.

    A Secretaria de Meio Ambiente instalou coletores seletivos divididos nas categorias: Plástico, Papel, Vidro e Lata, com o intuito de provocar o hábito no aluno em dar o destino certo para o lixo no seu dia - a-dia.

    Com a implantação do Projeto Coleta Seletiva na Escola a estudante sanjoanense, formanda do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Candido Mendes, Marcela Santos Silva, desenvolverá  e apresentará a sua monografia de conclusão de curso com o tema: "Análise da Eficiência da Coleta Seletiva em Escola do Município de São João da Barra".

Nenhum comentário: