quarta-feira, 20 de abril de 2011

PORTUGAL RECORRE AOS SERVIÇOS DE ENGENHEIRO DE DINÂMICA COSTEIRA QUE ESTEVE EM ATAFONA

Foto: O Engenheiro Marco Lyra, de terno, esteve em Atafona em dezembro do ano passado para diagnosticar o processo erosivo do Pontal de Atafona. Crédito da foto: Mayck - SEMASP

Acabo de receber um e-mail do correspondente do Blog, O engenheiro especialista em dinâmica costeira, Marco Lyra, que esteve em Atafona, em dezembro de 2010, para conhecer de perto o processo erosivo do Pontal de Atafona e participar de um encontro sobre o tema.
Marco Lyra esteve em Portugal com políticos do Bloco de Esquerda (BE) e apresentou seus projetos. Neste momento ele está na Espanha reunindo-se com outros especialistas sobre o tema. Veja a matéria na íntegra, abaixo:

BE e especialista brasileiro defendem soluções que garantam vertentes recreativas

* Texto na língua portuguesa (PT)

Foto: A Costa de Ovar, Portugal também tem um processo erosivo bastante intenso, como o de Atafona, no Brasil. Foto extraída do DN Portugal.
O Bloco de Esquerda realizou hoje uma visita à costa de Ovar na companhia de um especialista brasileiro e defendeu existirem soluções que impedem o avanço do mar sem arruinarem o potencial recreativo e económico associado ao areal.

É também essa a perspetiva de Marco Lyra, o engenheiro brasileiro especializado em dinâmica costeira que, depois de ter observado a praia do Furadouro (que perdeu cerca de 200 metros de areal em quatro anos), garantiu à Lusa poder-se “implementar em Ovar a mesma solução adotada na Praia do Icaraí, em Caucaia, no Ceará”.

“A zona é semelhante e em 30 dias recuperámos 50 metros de areal, numa extensão de 1,4 quilómetros”, garantiu.

As medidas a que Marco Lyra se refere passam pela “construção de um barra-mar com dissipador de energia”, solução essa que é mais conhecida como “Bag Wall” e consiste numa “obra aderente, longitudinal, que contém o avanço do mar e usa a energia das ondas para recuperar a praia”.

O técnico brasileiro garantiu que essa tecnologia se revelou “um sucesso” em Icaraí e acredita que a mesma se adequa a diferentes formatos da costa, já que, mesmo em praias “com condições geográficas, geológicas, morfológicas e hidrodinâmicas distintas, ela impediu sempre o avanço do mar”.

Marco Lyra admitiu, contudo, que em Ovar “haveria a necessidade de complementar essa intervenção com outras medidas destinadas a recuperar a praia”, que, no caso específico do Furadouro, “já praticamente não existe”.

Para Pedro Filipe Soares, deputado do Bloco de Esquerda por Aveiro, a visita técnica realizada ao Furadouro “deixou demonstrado que há alternativas à política da pedra que tem sido seguida na costa de Ovar”, que apontou como uma das regiões da Europa onde a erosão se faz sentir de forma mais acentuada.

“A medida sugerida pelo engenheiro Marco Lyra foi implementada no Brasil com muito sucesso e é menos intrusiva na praia. A manutenção do areal tem que ser garantida, porque os decisores políticos esquecem-se disso, mas as pessoas precisam da praia para efeitos recreativos e o tecido económico também precisa dela para poder subsistir”, disse.

Pedro Filipe Soares realçou, aliás, que um dos méritos da alternativa proposta por Marco Lyra é “não só defender a área da praia, mas também ser menos onerosa para os cofres do Estado”.

O Bloco de Esquerda promove ainda hoje duas outras iniciativas relacionadas com o estado da costa no concelho de Ovar: às 17:00, Pedro Filipe Soares e Marco Lyra visitam a Praia de Esmoriz e, às 21:30, participam num debate público no Clube Desportivo do Furadouro, onde intervirá também a parlamentar do BE Rita Calvário.

Fonte: http://www.cnoticias.net/?p=10383

Nenhum comentário: