quinta-feira, 14 de abril de 2011

MANGUEZAL DE GARGAÚ RECEBERÁ REFORÇO DO PÓLEN - PETROBRÁS


Kíssila do Projeto Pólen de Gargaú e Jamile, Coordenadora do Projeto Pólen Região IV. Crédito da foto: SECOM / PMSFI.
Reunião em São Francisco define ações que irão beneficiar o manguezal de Gargaú
        Aconteceu nesta quarta-feira (13/04), na sede da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, reunião da equipe do Projeto Pólen do município com os representantes do órgão executivo municipal, da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro) e da sociedade civil organizada. O encontro aconteceu para construir, em conjunto, uma proposta de trabalho para nortear as próximas iniciativas a favor do manguezal de Gargaú. A intenção é realizar um amplo trabalho de conscientização ambiental dentro da comunidade.
Participaram ainda da reunião a coordenadora do Projeto Pólen da região 4 (São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes), Jamile Marques e a gestora do pólo do Projeto de São João da Barra, Arleide Ferreira.  
Na ocasião a gestora do Projeto Pólen da Estação Ambiental do pólo de São Francisco, Kíssila da Silva Rangel, mostrou os resultados das entrevistas já realizadas na comunidade. Essas informações serviram de base para apresentação da proposta da equipe. Em seu discurso, a gestora destacou a necessidade de discussão sobre:  criação de uma Unidade de Conservação, organização comunitária, época do defeso, entre outros.
Ficaram definidos cinco encontros mensais consecutivos com lideranças da sociedade civil de Gargaú. A intenção é planejar os temas que serão posteriormente discutidos com a comunidade. A primeira reunião já ficou marcada para ser realizada na sede da prefeitura no dia 27 de abril, ás 13h.
De acordo com secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, a secretaria irá apoiar todas as iniciativas que protegem o ecossistema de São Francisco. “Qualquer ação que beneficie o meio ambiente terá todo o apoio da nossa secretaria. Cada cidadão precisa compreender a importância que o manguezal possui por ser um grande berçário de desova dos peixes”, afirmou Vinagre.

Nenhum comentário: