quinta-feira, 21 de abril de 2011

CURIOSIDADES: UM GURI, UMA AMADORA E UMA PEIXARIA AO AR LIVRE EM ATAFONA

Foto: Uma placa pendurada em um pé de algodão-da-praia, no Pontal de Atafona anuncia a peixaria, mas onde ela está? Crédito da foto: Andre Pinto

Foto: Logo se vê uma bancada de madeira debaixo das sombras do algodoeiro e nota-se a presença do emblemático pescador atafonense "Guri". Na árvore está o seu neto Vitor Hugo. Crédito da foto: Andre Pinto.

Foto: Fregueses se sentem à vontade em comprar pescados num ambiente tão bucólico e com uma das melhores vistas da Foz do Rio Paraíba do Sul. Crédito da foto: Andre Pinto

Foto: Quando se pergunta ao "Guri" se ele tem  cação "perna de moça" ele dá risada, mas ninguém sabe o porque e continua atendendo a freguesia. Crédito da foto: Andre Pinto..

Foto: "Guri" tem uma peixaria ao ar livre e que proporciona muita interação com a natureza. Crédito da foto : Andre Pinto.

A PEIXARIA QUE DÁ FLOR E TEM A MELHOR VISTA DO RIO PARAÍBA DO SUL

Falar que "Guri" tem esse nome desde pequeno, deve ser pleonasmo! O curioso é que todo guri tem sempre uma amadora que o protege. Na verdade a Dona Amadora tornou-se esposa do Guri e concedeu ao mundo uma linda família, muitos de seus descendentes, voltados para a atividade de pesca em Atafona. A Dona Amadora mesmo (que não gosta de tirar fotos) é uma marisqueira de primeira!

"Guri", que tem feições de estrangeiro, mas sendo um nativo conhecido de todos, não abre mão de seu charme ao filetar os pescados com o seu chapéu ao estilo panamenho. Durante os fabulosos cortes e limpeza de pescado, "Guri" sempre tem tempo para dar uma olhada na clientela para fazer algum comentário sobre o rio, o tempo, o "maragado" e algo mais. Também não tira o olho da maré.

A peixaria do "Guri" já existe há anos e ele já atendeu vários amigos, muitos deles veranistas célebres, como os  saudosos historiadores Osório Peixoto e João Oscar, bem como personalidades da vizinha cidade de Campos dos Goytacazes e também do Rio de Janeiro. Para "Guri", toda a segunda-feira é sagrada, pois é dia de descanso e de aliviar a mente com uma cervejinha pelas redondezas, junto com amigos e ao petisco dos melhores pescados por ele previamente separados.

O depósito frio de sua peixaria é num local mais fechado ao público, pois, na verdade, ele gosta mesmo é de servir aos clientes debaixo do sombreado pé de algodão-da-praia próximo à margem do velho Paraibão. O seu neto, Vitor Hugo, não perde tempo em o acompanhar, de um dos troncos da bela árvore,  ouvindo as prosas do avô e muitas vezes, durante os finais de semana, ajudando ao "Guri" na contagem do dinheiro que é pago pelos fregueses. "É de pequenino que se começa", diz "Guri" para os seus clientes.

O pescado do "Guri" é famoso. Uma das especialidades feitas pelo "Guri" está na técnica da salga do pescado. Sob encomenda, o "Guri" faz um dos melhores bagres salgados da região. O cliente leva o produto e acaba voltando mais tarde dizendo se aquele peixe era bacalhau, de tão gostoso que fica!

Ele também tem uma grande variedade de pescados. Um fato curioso é quando se pergunta se tem cação "perna de moça" e ele começa a dar risadas e atende a freguesia. Ninguém sabe este mistério sobre o cação, mas que é engraçado é!

Vale a pena conhecer o "Guri" e família! Êta homem para ter histórias sobre o Pontal! Ah, já ia esquecendo: se pedir com jeitinho, ele dá sempre um descontinho amigo para o freguês voltar!

Nenhum comentário: