quarta-feira, 27 de abril de 2011

CARUKANGO VAI SER TEMA DA ESCOLA DE SANTA CRUZ NO CARNAVAL CAMPISTA


O livro “Carukango – o Príncipe dos Escravos”, lançado pelo escritor campista Hélvio Gomes Cordeiro, que conta a história de um personagem trazido como escravo de Moçambique para a região, vai ser o tema da Unidos de Santa Cruz para o desfile deste ano do Campos Folia, que vai ser realizado entre os dias 29 de abril a 1º de maio, na Avenida Alberto Lamego. A escola de Santa Cruz vai ser a nona escola a desfilar na noite de sábado.

A Unidos de Santa Cruz vai para a avenida com 500 componentes, divididos em 10 alas e uma bateria composta por 70 ritmistas, além de 4 carros alegóricos, que já se encontram em fase final de preparação no barracão da escola, que funciona no Km-8 da rodovia Campos-Vitória.

- Vamos fazer um Carnaval melhor que o do ano passado, quando fomos a última escola do primeiro grupo, já que temos um número maior de componentes e melhores condições para a confecção das fantasias, com a verba recebida da prefeitura – afirmou Leidiane dos Santos, diretora de harmonia da escola.

A história do príncipe Carukango mostra como ele lutou e foi preso, quando pretendia levar todos os escravos de volta para a África, morrendo por este ideal. O Quilombo Carukango ficava entre o município de Conceição de Macabu e a região do Imbé, de acordo com as pesquisas do autor do livro e pesquisador do Instituto Historiar, Hélvio Cordeiro.

O trabalho na escola vem sendo comandado pelo carnavalesco Fábio Pereira e o samba enredo vai ter como interprete Caio. A presidente da escola é Zair Antônia dos Santos, conhecida como Neguinha de Santa Cruz, que tem encontrado dificuldades este ano, pela impossibilidade de realização dos tradicionais ensaios. Mesmo assim, o trabalho está bastante adiantado, com grande parte das fantasias prontas.

- Nosso objetivo é ficar entre as 12 escolas que vão participar do Carnaval de 2012 no Cepop e estamos acreditando no nosso potencial – afirmou Leidiane.

Fonte: Blog do Instituto Historiar

Nenhum comentário: