quinta-feira, 7 de abril de 2011

A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO ESTADO DO RIO FOI DEBATIDA NA ALERJ NESTA QUINTA-FEIRA

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro vai realizar um seminário para discutir a gestão de resíduos sólidos no estado, tendo como base o documento Visão 2050, divulgado há cerca de um mês. A decisão foi tomada durante reunião da Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável, nesta quinta-feira (07/04), na sede da Sociedade Nacional de Agricultura. Segundo a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, o objetivo é envolver diferentes setores na discussão. 

“A partir do que o Visão 2050 indica para os resíduos sólidos vamos montar um evento na Alerj reunindo setores para pensar de que maneira podemos caminhar juntos, pensando a questão dos resíduos sólidos”, explicou Geiza.

O formato e data do seminário serão definidos na próxima reunião da Câmara, marcada para o dia 2 de maio, onde será feita uma apresentação da política de gestão ambiental implementada no estado de São Paulo. 

“Um dos pontos do encontro será a questão da política de descentralização da gestão ambiental, entendendo que esta questão passa por outros setores, como transportes, economia, saúde, entre outros”, explicou. Esta foi a primeira reunião da Câmara de Desenvolvimento Sustentável do Fórum depois da divulgação do Visão 2050, documento produzido por um conselho mundial de empresários que contém metas para serem atingidas nas próximas décadas, quando a população mundial será de cerca de 9 bilhões de pessoas, segundo projeções.

A questão dos aterros sanitários do estado será um dos principais temas do encontro, segundo Geiza. “Novos aterros sanitários talvez não sejam a solução”, afirmou, lembrando que outras alternativas, como usinas de reciclagem e incineração de lixo com geração de energia, devem ser pensadas. 

De acordo com a secretária-geral do Fórum, serão convidados para a próxima reunião da Câmara representantes da Associação Nacional dos Municípios e do Sebrae, entidade que deu apoio na implementação da política ambiental de São Paulo, para auxiliar no planejamento do evento.

No encontro de hoje estavam presentes representantes da Federação das Empresas de Transportes do Rio (Fetranspor), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e da Associação dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado do Rio de Janeiro (GestRio).

(texto de André Coelho)
Ascom da Alerj

Obs. Matéria vista no blog "O Vagalume"

Nenhum comentário: