terça-feira, 12 de abril de 2011

COLÉGIO ESTADUAL PAULO ROBERTO DUARTE MENDONÇA, DA LOCALIDADE DE IBITIOCA, TEVE GUIAMENTO HISTÓRICO-AMBIENTAL EM SJB

FOI ASSIM, COMO VER O MAR... (GUILHERME ARANTES)
O estudante Elvis Silva Souza, de 15 anos, morador da localidade de Ibitioca, Campos dos Goytacazes, conheceu pela primeira vez o mar e se encantou com a beleza do Pontal de Atafona. Crédito  da foto: Andre Pinto.

O Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, vem dando xeque-mate na questão da educação ambiental no município. Crédito da foto: Andre Pinto.
TURISMO PEDAGÓGICO EM ALTA

O Colégio Estadual Paulo Roberto Duarte Mendonça, da localidade de Ibitioca, da vizinha e co-irmã cidade de Campos dos Goytacazes, participou, nesta terça-feira, 12/04, de um guiamento histórico-ambiental promovido pelo Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP.

Aproximadamente 100 estudantes, 05 professores, 01 diretora adjunta e a diretora geral do referido colégio,  acomodados em três ônibus escolares, estiveram em vários pontos turísticos do nosso município, conhecendo os patrimônios históricos como a Casa da Câmara e Cadeia, Igreja de São João Batista, Cais do Imperador, Indústrias Joaquim Thomás de Aquino Filho, Palácio Cultural Carlos Martins, Cine Teatro São João, Paço Municipal, Canhão da Rainha, Centro Cultural Narcisa Amália, Palmeiras Imperiais e a Foz do Rio Paraíba do Sul, entre outros atrativos.

Na oportunidade, os estudantes tiveram momentos de entretenimento, com muita felicidade, pois muitos visitantes, jamais tinham visto o mar em suas vidas, estando tão próximos do mesmo, na Região Norte Fluminense. O estudante Elvis Silva Souza, de 15 anos, que cursa a sétima série, oitavo ano daquela escola, é um exemplo desta falta de oportunidade dos estudantes da zona rural de Campos. Ele estava muito emocionado ao ver, pela primeira vez, o mar. "O meu batismo não poderia ter sido melhor", afirmou, ao molhar os pés, desconfiado, no encontro das águas do rio com o mar. "Senti um frio na barriga e me senti pequenininho diante desta beleza da natureza", afirmou Elvis Silva Souza.

Os técnicos ambientais Luiz Henrique Araújo e Marco Antônio Manhães Pacheco, fizeram uma explanação sobre a transgressão marinha de Atafona, abrigados sob as sombras de uma nozeira, cheia de estudantes pendurados nos largos galhos e encostados nos troncos ornamentais de uma área onde se realizam "luais" durante o verão. "Parecia a primeira missa realizada no Brasil", afirmou Luiz Henrique. "Foi lindo", concluiu Luiz Henrique, ao afirmar que pequenas conversas como estas produzem um efeito muito positivo na garotada, pois ativa a consciência da preservação do nosso planeta que vem sofrendo com várias agressões.

A observação de pássaros e da comunidade dos "muxuangos", na Ilha da Convivência (Hoje, São Francisco do Itabapoana) foi também um atrativo à parte para os estudantes do Colégio Paulo Roberto Duarte Mendonça. Muitos conseguiram avistar, com aproximação, através dos potentes binóculos da SEMASP, os barcos de pesca que adentravam na perigosa barra, na Foz do Rio Paraíba do Sul.

O Novo Balneário de Atafona, que tem a direção do conhecido "Daltinho do Turismo", foi o local de recepção da confraternização feita pela direção da escola. Os estudantes, professores e direção foram recebidos pelo supervisor geral, Márcio Moreira, que vem melhorando a cada dia o espaço para que o atendimernto aos turistas e os excursionistas seja de excelência.

No mesmo equipamento turístico, os estudantes puderam tomar banho nos chuveiros externos, jogar futebol, queimado e outras atividades esportivas, além de terem tido um maravilhoso descanso nos bancos do parque suspenso, todo feito em madeira, que existe no aprazível local.
Visitação ao Palácio Cultural Carlos Martins. Crédito da foto: Andre Pinto.
Os quadros pintados com caneta esferográfica de tinta preta, feitos pelo artista José Agusto Pieroccini, fizeram sucesso com os estudantes. Crédito da foto: Andre Pinto.
Visitação aoCine Teatro São João com direito à assistirem um pouco da Oficina de Teatro conduzida pela atriz e cantora Ana Carolina Berto. Crédito da foto: Andre Pinto.
Ensaio da Oficina de Teatro .Crédito da foto: Andre Pinto.
Estudantes gostaram de ver o projetor Alemão do Cinte Teatro São João. Crédito da foto: Andre Pinto..
O Técnico Ambiental, Luz Henrique, fez musicoterapia para estudantes, durante o percurso. Crédito da foto: Andre Pinto.
A Praia de Atafona foi admirada por muitos que ainda não tinham, sequer, visto o mar .Crédito da foto: Andre Pinto.
Os estudantes ficaram curiosos com o avanço do mar ao longo dos anos. Na foto ,uma placa do Projeto "Caminhos Geológicos" do DRM, que mostra a formação do dellta e o processo erosivo costeiro. Crédito da foto: Andre Pinto.
A passarela do mangue foi mais uma novidade para os estudantes. Crédito da foto: Andre Pinto.
Farra com água da Foz do Rio Paraíba do Sul. Crédito da foto: Andre Pinto.
A observação de pássaros e da Ilha da Convivência. Crédito da foto: Andre Pinto.
Assim como na primeira missa rezada no Brasil, os estudantes ouviram, à vontade, a palestra ambiental do Técnico da SEMASP, Luiz Henrique. Crédito da foto: Andre Pinto.
O Supervisor do Novo Balneário de Atafona, Márcio Moreira (camisa azul), recepcionou com dedicação a direção do Colégio Paulo Roberto Duarte Mendonça. Crédito da foto: Andre Pinto.
Os estudantes curtiram um bom futebol, tomaram banhos nos jatos do jardim e fizeram piqueniques no Novo Balneário de Atafona. Crédito da foto: Andre Pinto.


Nenhum comentário: