quinta-feira, 28 de abril de 2011

PROJETO PÓLEN DE SFI COM AÇÕES NO MANGUEZAL DE GARGAÚ

Reunião em SFI define ações para beneficiar o manguezal de Gargaú
    
Na tarde desta quarta-feira (27/04), na sede da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, aconteceu a 1ª reunião com os representantes e lideranças da comunidade civil organizada. O encontro foi organizado pela equipe do Projeto Pólen do município, com o total apoio da prefeitura. Na pauta, estava o planejamento de um amplo trabalho de conscientização ambiental dentro da comunidade para conservar o ecossistema do manguezal de Gargaú.
 
A reunião ficou dividida em três etapas. No primeiro momento foi realizada uma dinâmica interativa. Em seguida, a gestora do pólo de Educação Ambiental de São Francisco (Projeto Pólen), Kíssila da Silva Rangel, deu um breve esclarecimento sobre o ecossistema do manguezal.
 
Na segunda etapa, aconteceu um amplo debate com exposição de idéias, críticas e sugestões. Num último momento, os participantes foram divididos em duas equipes para realizarem o mapeamento e identificar os problemas e conflitos que afetam de forma negativa o mangue de todo o litoral sanfranciscano.
 
Antes do encerramento, ficou agendado o próximo encontro para o dia 02 de junho, na sede da prefeitura. Neste dia, haverá a participação do professor José da Silva Quintas que falará sobre organização comunitária.
 
Na avaliação da coordenadora do Projeto Pólen da região 4 (São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes), Jamile Marques, este encontro foi apenas o começo. “Essa reunião foi apenas o 1º dos quatro encontros que ainda serão realizados. O propósito é trazer ações que conscientizem a população do patrimônio natural que possui. A meta é conservar o mangue”, salientou Jamile.

Nenhum comentário: