sábado, 2 de abril de 2011

REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE - RMR - ESTÁ FAZENDO O SEU DEVER DE CASA QUANTO AO PROCESSO EROSIVO COSTEIRO

Clique na imagem para ampliá-la
O engenheiro Marco Lyra (segundo à direita na foto), que esteve no Pontal de Atafona em dezembro de 2010, mostra a eficiência do Bagwall na Praia de Icaraí, no Nordeste.

Clique na imagem para ampliá-la



*Recortes das matérias feitas pelo correspondente do Blog de Andre Pinto, o engenheiro Marco Lyra, de Recife - PE.

BAGWALL ESTÁ DANDO CERTO PARA CONTENÇÃO DE PROCESSO EROSIVO 
Quase ao mesmo tempo em que o Portal IG publicou matéria sobre o processo erosivo de Atafona, no Norte Fluminense, o engenheiro Marco Lyra nos envia as matérias sobre o sucesso do controle do processo erosivo da Praia de Icaraí, em Caucaia, no Nordeste.

Segundo Marco Lyra, responsável pela instalação do bagwall de Caucaia, haverá um grande evento sobre processo erosivo em Recife, no próximo mês de maio e seria uma oportunidade ímpar para que as autoridades sanjoanenses pudessem conhecer de perto a intervenção que vem tendo êxito por lá e tem chamado a atenção de outros municípios nordestinos.

Vale lembrar que o município de São João da Barra fez em dezembro de 2010, o "I Encontro de Proceso Erosivo Costeiro - O Caso de Atafona" e várias sugestões foram colocadas à mesa por especialistas de renome. A faixa de areia da Praia de Atafona teve um grande engordamento por sedimentos que foram trazidos pelo Rio Paraíba do Sul e seria um momento propício à estudos de viabilidade do Bagwall. Não se sabe por quanto tempo a praia vai continuar assim, afastada das cosntruções que ainda não foram afetadas.

É bem verdade que o "Pontal" de Atafona sofreu grandes mudanças em sua paisagem nestas duas útimas semanas e está oferecendo um espetáculo à parte, principalmente para os amantes da fotografia.

 

Nenhum comentário: