terça-feira, 2 de dezembro de 2008

GRUMIXAMA - UMA FRUTA QUE FAZ SUCESSO EM FLORIANÓPOLIS E SÃO JOÃO DA BARRA

Este blog publicou meses atrás uma matéria sobre a fruta do grumixama e o seu cultivo por alguns produtores rurais de São João da Barra. André Pinto mantém um banco particular de sementes e mudas desta espécie e compartilha uma maior produção com amigos de sua cidade. Para surpresa de André, um eco-amigo entrou em contato para falar de suas experiências com a grumixama. Veja relato abaixo:
"Prezado André,
Hoje à tarde, vi um grupo de garotos e garotas trepados em uma árvore plantada em um terreno que está à venda, no Morro das Pedras, bairro e praia de Floripa. Perguntei qual fruta estavam comendo com tanta avidez. Gru me chama, responderam! Provei e gostei. Uma mirtácia, sem dúvida. Consegui um galho lascado que tentarei plantar (coloquei na água com adubo) e colhi frutinhas por terra para sementes. Depois fui ao Google e descobri a nossa Grumixama e também o teu site. Incrível internet! Estou tentando saber como plantá-las. Se você tiver alguma dica, agradeço antecipadamente.Saudações ambientais, temos pouco tempo para prevenir o colapso ecológico, pois a destruição avança a passos largos."
Tomás Togni Tarquinio
Florianópolis - SC

2 comentários:

rejiane disse...

moro na bahia e adoro essa fruta temos um unico pé.. mas temos um sério problema ... na época em q os frutos estão começando a amadurecer aparecem as borboletas oq devo fazer pra colher as frutas sem q as mesmas estejam estragadas???
oq q afasta as borboletas???

Anônimo disse...

oie meu nome e franciele estou fazendo um trabalho sobre esta fruta e queria saber mais sobre a fruta c tiver um email para contato para nos conversarmos um pouco a respeito desta fruta.