quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

NATAL DA RECICLAGEM EM TERESÓPOLIS - RJ

Foto: Saguão nobre da Prefeitura de Teresópolis - Um anjo feito em PET recebe os contribuintes.
Foto: Coreto da Praça Baltazar da Silveira decorado com rosas vermelhas feitas em PET.
Foto: Entrada do Saguão nobre da Prefeitura de Teresópolis - um soldadinho de chumbo feito integralmente de PET.
Foto: Bonecos de neve feitos de PET em frente à Prefeitura de Teresópolis.
Foto: Cecília Pinto, viúva do saudoso escritor João Oscar, se admira com a árvore ecologicamente correta, feita em PET, na entrada da Prefeitura de Teresópolis-RJ.
Foto: Calçada da Fama, no centro de Teresópolis - Enfeites de "pirulitos" luminosos feitos de PET.
Foto: Renas de Papai Noel feitas de PET (garrafinhas pequenas) que ficam iluminadas à noite, na Praça Baltazar da Silveira.
Foto: André Pinto vê de perto a árvore de natal ecológica e vai trazer a idéia para São João da Barra.
Foto: À noite as renas ficam especiais... (Eloína, nas fotos acima e abaixo, é filha de André Pinto)
Foto: André Pinto vê outra árvore de natal ecologicamente correta.
Foto: Eloína se "amarrou" com a árvore ecológica (acima) e com as renas, foto abaixo.
Foto: A Praça Baltazar da Silveira, em Teresópolis, ficou muito animada com os enfeites natalinos.
Foto: As duas árvores de natal, durante o dia também são muito visitadas pelos turistas.
Foto: A árvore de natal durante à noite, com seus enfeites e os globos de PET nas árvores vivas dão um toque especial à cidade.
UM NATAL DIFERENTEMENTE ECOLÓGICO!!!
Estive recentemente na minha terra natal, Teresópolis-RJ, para fazer tratamentos médicos-ortopédicos e visitar minha mãe Cecília Pinto, que também está em tratamento e não pude deixar de registrar momentos de rara beleza aliada à consciência ambiental. O natal da cidade de Teresópolis por mais de 06 anos vem sendo motivo de atração de turistas de várias partes do Brasil por causa de seu clima serrano e também pelos enfeites natalinos, que posso chamar aqui de NATALINDOS!!!
INICIATIVA PIONEIRA
A Prefeitura Municipal de Teresópolis em parceria com as escolas públicas municipais faz um trabalho de "formiguinha" durante o ano , organizando a coleta seletiva de material PET (garrafas pequenas de 1/2 litro, de 1 litro e de 2 litros) com os lunos e professores, desenvolvendo a consciência ambiental para o tratamento dos resíduos sólidos e a sua devida agregação de valores como matéria-prima para confecção de enfeites natalinos. No que diz respeito à cidadania, o projeto visa a consciência pública para economizar os gastos públicos com enfeites tradicionais dessa época, fato que, pelos altos preços de mercado, poderia onerar muito os cofres públicos. além da economia do erário, o Projeto tem gerado bons frutos, principalmente na redução de resíduos na cidade e na conservação do rio Paquequer que é um afluente em potencial do rio Paraíba do Sul. Não se vêem mais pets boiando no paquequer como antes - dizem os moradores ribeirinhos que admiram os enfeites depois de prontos.
A BELEZA NATALINA
Com a iniciativa, surgem grandes árvores de natal (15 metros) , bonecos de neve (5 metros), totens, soldadinhos de chumbo (3 metros), anjos (3 metros), adereços de árvores de natal bolas de natal, cestas de natal que foram confeccionadas com muito bom gosto e com a participação efetiva da sociedade teresopolitana. Tenho orgulho de morar numa cidade tão bela e famosa - disse um morador identificado como Sr. Hildo, que está montando uma pousada na localidade de Canoas, zona rural de Teresópolis, em entrevista dada para o dono deste blog.
O terminal turístico da entrada da cidade, no alto soberbo, parece uma casa de sonhos, com papai noel e tudo. Simplesmente fabuloso!! Vale a pena visitar Teresópolis em qualquer período do ano, principalmente no Natal.
Os shoppings aderiram à ideia dos enfeites, colocando até trenzinhos na cidade com papai noel , homem-aranha, backyardigans (personagens de desenho animado do canal Discovery Kids) e muito mais...
* Por Andre Pinto

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito criativo
e ecologicamente correto
tanta coisa que transforma
se todos pensasse assim
os lixos diminuiriam
e nos mesmo ajudaria o meio
ambinte

Anônimo disse...

Querido amigo de infancia é com alegri a admiraçao que li o seu blog, torço sempre por vocÊ. Qualquer dia apareço em Sao Joao para conhecer a sua princesa. BEIJOS. VERINHA.