quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A ULTIMA SEMANA DE NOVEMBRO DE 2008 FOI PALCO DE GRANDES CRIMES AMBIENTAIS EM SÃO JOÃO DA BARRA

Foto ilustrativa de Baleia JubarteFoto Ilustrativa de Leão-marinho
A última semana de novembro de 2008 foi palco do aparecimento de 40 toneladas de peixes mortos na foz, em Atafona, vindos do rio Paraíba do Sul com a mancha de resíduo tóxico "Endosulfan", provenientes da indústria resendense Servatis. Somados a essa tragédia ambiental sem precedentes, na mesma semana apareceram nas praias sanjoanenses um golfinho adulto morto na direção da praia do Chapéu de Sol e o aparecimento de uma baleia Jubarte adulta na praia do Açu, que segundo informações, estava nas areias da praia, na direção da primeira guarita de segurança do Complexo Portuário do Açu.
Não se sabe ainda a causa mortis destes animais (golfinho e baleia), mas se tem a desconfiança da ingestão do produto tóxico que foi para o mar ou que ficou nos alimentos (Peixes e camarões mortos e contaminados) comidos por eles.
Ainda foi resgatado na mesma semana, em alto mar, por pescadores da região, um leão-marinho de tamanho médio que estava agonizando, preso a um espinhel de pesca. Este animal foi trazido para o Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, em São João da Barra, onde teve os primeiros atendimentos por biólogos e em seguida foi levado pela Defesa Civil Municipal e Secretaria Municipal de Pesca para a cidade de Niterói, onde está fora de perigo em local apropriado para ser liberado para o seu habitat tão logo se recupere.
* Por André Pinto

Um comentário:

Anônimo disse...

Como moradora de Grussaí não poderia de deixar de manifestar a minha alegria ao descobrir o seu blog.
Parabéns! Gostei muito. Vou esperar o final de semana para ter tempo para lê-lo.
Sobre questões ambientais, o recado que tenho é o seguinte:
a coleta de lixo está péssima, pois o caminhão não tem passado com frequência, moro na rua do antigo prefeito de Grussaí.
Esta dado o recado, voltarei em breve.