sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ARTESANATO - DE GRUSSAÍ PARA O MUNDO

Arte de São João da Barra em Feira Internacional

O trabalho de artesãos da região também faz sucesso na Feira Internacional de Artesanato e Decoração Artesanal, que acontece no parque de exposições da Fundação Rural, até este domingo, dia 13, das 15h às 22h. O ingresso custa R$ 5 e são isentos de pagamento crianças até 12 anos acompanhados dos pais. Além do estande de São João da Barra, com obras de diversos artistas do município sanjoanense, o escultor de Grussaí, Milton dos Santos, chama a atenção logo na entrada da feira desenvolvendo seu trabalho em madeira, com o macete e formão à mão.

O artesão Milton dos Santos, de Grussaí

O artesão Milton dos Santos, de Grussaí

Artesão autodidata, ele desenvolve trabalhos diversos seguindo como inspiração, muitas vezes, o formato da madeira. “Esse daqui foi feito com um pedaço de tronco com raiz que eu encontrei no rio em São João da Barra”, disse, apontando para uma peça grande com um rosto esculpido.

A peça feita no tronco com raiz

A peça feita no tronco com raiz

Para ele, está sendo uma grande oportunidade participar de um evento do porte da Feincartes. “As pessoas chegam aqui e perguntam de qual país são esses trabalhos. É bom para que as pessoas valorizem o trabalho feito na região, pra mostrar nosso valor”, comenta, relatando que ao saber que o evento aconteceria na cidade procurou Geraldo Guimarães, da empresa organizadora. “Ele gostou do meu trabalho e me cedeu este espaço, ao qual sou muito agradecido”, destacou o artesão, que começou os trabalhos manuais em madeira aos 15 anos. Martelada a martelada no macete a peça começa a ganhar vida, cada detalhe trabalhado minuciosamente. E para finalizar, um banho de solução química com impermeabilizante e cera, que dão brilho e cor ao trabalho.

Fonte da matéria:

Foto : Michelle Mayrink / Jornal Folha da Manhã/ Campos dos Goytacazes-RJ

Nenhum comentário: